Empreendedorismo

Scemai quer contribuir para uma melhor gestão dos recursos das organizações

A startup portuguesa desenvolveu uma solução para alcançar uma maior eficiência energética e fazer a monitorização de avarias para diversas indústrias, o que permite optimizar a produção e fazer a transição para a indústria 4.0.

Os fundadores da Scemai: João Loureiro, Filipe Gomes, Sérgio Correia, Hugo Alexandre Trindade, Rodolfo Caramez, Paulo Silva.

A Scemai tem como missão contribuir para uma melhor gestão dos recursos das organizações e do planeta; para isso, criou uma solução que «funciona como o sistema nervoso humano», em que existe «um sistema central que está ligado a sistemas periféricos através uma rede sensorial». Com isso, consegue-se «recolher todos os inputs», explica Hugo Alexandre Trindade, CEO da startup.

O objectivo é a maximização do desempenho do consumo energético e a monitorização de avarias, através de modelos de inteligência artificial e análise de dados, permitindo a optimização da produção e evitando paragens. O responsável salienta algumas das vantagens da Scemai: «A nossa solução é modular, o que faz com que o investimento inicial possa ser adaptado aos orçamentos das PME e ser feito de forma faseada».

Por outro lado, «não depende de interacção humana directa, por isso, não é necessário gastar dinheiro em formação»; é possível «a consulta dos dados em qualquer parte do mundo, desde que haja sinal de Internet»; e permite «fazer a passagem para a indústria 4.0». Além disso, outra «mais-valia» é a assistente virtual que, para já, tem o nome de uma «nave espacial»: Cassini.

Uma solução, várias áreas de actividade
Os fundadores, Filipe Gomes, Hugo Alexandre Trindade, João Loureiro, Paulo Silva, Rodolfo Caramez e Sérgio Correia, identificaram «esta necessidade no mercado depois de uma fase de prospecção de oportunidades». As possibilidades, essas, são grandes já que, neste momento, a startup tem testes-piloto na indústria transformadora e no sector da água. Contudo, a solução pode ser usada em várias áreas, refere Hugo Alexandre Trindade: «Desenvolvemos um sistema sensorial modular de recolha e análise de dados através de inteligência artificial e isso é a base para qualquer tipo de indústria. Pode ser aplicado na indústria farmacêutica, na indústria química, na indústria transformadora, na indústria das telecomunicações, na indústria da energia, na indústria da água, na indústria do gás natural, entre outros». Para já, a solução «está em fase de patenteamento da solução e a comercialização ainda não é possível».

Um futuro promissor
A Scemai ganhou o Prémio H2O inovação by Águas de Gaia, no Concurso Montepio Acredita Portugal, o que permitiu «uma parceria» com a empresa nortenha e, com isso, a entrada no «universo das Águas em Portugal». O futuro traz boas perspectivas, salienta o CEO: «O ano de 2021 será muito interessante. É um ano de recuperação económica, com uma premissa fundamental: gestão dos recursos e antecipação de problemas. É, em parte, isso que oferecemos. É, também por isso, que acreditamos que o nosso futuro será promissor». A internacionalização também já se encontra em «marcha, através de um parceiro», assim como os planos para novas contratações, dependendo de como corra o ano, revela Hugo Alexandre Trindade: «Contamos aumentar a equipa, dependendo dos resultados do primeiro semestre de 2021».