EmpreendedorismoInternacionalNotícias

Fundação Repsol tem novo programa de aceleração para apoiar startups de energia

Os projectos podem candidatar-se até dia 3 de Março de 2021.

Freepik

A Fundação Repsol lançou a décima edição do Fundo de Empreendedores, um programa de aceleração para apoiar as startups que oferecem soluções inovadoras nos domínios das tecnologias de baixas emissões, da economia circular e da digitalização da indústria energética.

A iniciativa faz parte da estratégia da Repsol para a transição energética e do uso da inovação e a tecnologia para a mitigação das alterações climáticas e podem participar pequenas e médias empresas, de base tecnológica, na fase pré-comercial, de todo o mundo.  O importante é que estejam a trabalhar em soluções ligadas «a tecnologias energéticas de baixo carbono e economia circular; biotecnologia para soluções energéticas sustentáveis; produtos e serviços baseados em mobilidade avançada e renovável; tecnologias digitais para a optimização de activos na indústria energética; ou soluções nanotecnológicas para a optimização de activos na indústria energética e melhoria das propriedades dos produtos», explica a Fundação.

Os projectos seleccionados receberão um apoio financeiro de até 120 mil euros durante um ano, aconselhamento de uma equipa de mentores especializado, além da possibilidade de testarem os protótipos em instalações industriais e desenvolver pilotos em colaboração com os profissionais da Repsol.

Todos os anos, o Fundo de Empreendedores apoia «entre seis a oito empresas na fase pré-comercial, dando-lhes o impulso de que necessitam para se afirmarem no mercado o mais rápido possível». Até agora o Fundo de Empreendedores já acelerou sessenta startups, entre as quais três portuguesas (Inanoenergy, C2C-Newcap e FuelSave).

O processo de aceleração irá durar um ano, com  início em Setembro de 2021 e os empreendedores interessados podem apresentar os seus projectos até dia 3 de Março, através de um formulário disponível no site da Fundação Repsol.