NacionalNotícias

Antas da Cunha Ecija lança projeto Legal Augmented Intelligence

A iniciativa vai estudar o impacto das alterações sociais na evolução da justiça.

starline / Freepik

A Antas da Cunha Ecija promoveu lançou do projeto Legal Augmented Intelligence, em parceria com a Lusa, a IBM Portugal e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com o objetivo de estudar o impacto das alterações sociais na evolução da justiça, através da análise de milhões de notícias geradas pelos meios de comunicação social e a sua correlação com as sentenças judiciais produzidas em determinados casos concretos.

A iniciativa usará a ciência das emoções, originará a produção de um paper e os primeiros resultados serão apresentados em Setembro de 2021. A primeira fase terá como tema o ambiente, nomeadamente as notícias veiculadas pela Lusa nos últimos 3 anos, sobre as alterações climáticas e a poluição ambiental e as milhares de sentenças judiciais entretanto proferidas pelos tribunais portugueses, em casos concretos.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa acompanhará todo o processo de validação dos resultados do Legal Augmented Intelligence garantindo a aplicação do método científico na observação sistemática e controlada dos mesmos, e da sua disseminação no seio da comunidade académica e científica.

Já a IBM fornecerá a tecnologia, em que será usado o Watson que usa processamento de linguagem natural e que analisará as notícias recolhidas com recurso a diversas técnicas de machine learning para uma aprendizagem constante.

De acordo com Nuno da Silva Vieira, responsável pelo lançamento desta iniciativa, explicou o projecto: «Através do estudo da ciência das emoções, propomos medir o nível de consciência social que existe num dado momento, sobre um determinado tema. Ao analisar um grande volume de notícias, o Watson conseguirá, neste caso concreto, calcular qual a evolução da consciência social sobre as alterações climáticas e a poluição ambiental».

O advogado acrescentou que  hoje em dia, «uma simples previsão de sentenças judiciais que ignoram a evolução e a consciencialização social se traduzem num mau uso da tecnologia e num movimento regressivo da justiça».