InternacionalNotícias

Accenture reforça investimento na cloud e cria área para acelerar migração para a nuvem

A empresa de consultoria anunciou a criação da Accenture Cloud First para acelerar a transição digital e a migração de clientes para a cloud. A Accenture vai investir 2,5 mil milhões de euros na nova área nos próximos três anos.

A Accenture tem vindo a investir na cloud e nos últimos cinco anos fez a aquisição de mais de dez empresas prestadoras de serviços na nuvem. Agora, a empresa vai investir 2,5 mil milhões de euros na Accenture Cloud First para agilizar a transição digital. O serviço proporciona «o acesso a uma rede global de cerca de setenta mil profissionais com profundos conhecimentos de cloud, a um conjunto integrado de capacidade de dados, infraestrutura e aplicações integradas, a um forte ecossistema de competências e uma cultura de mudança, juntamente com soluções de indústria que suportam a jornada para a cloud», salienta Vanda Gonçalves, responsável pelas áreas de cloud e tecnologia na indústria financeira da Accenture Portugal.

A responsável explica que a pandemia «acelerou a decisão» da criação da Cloud First, já que originou «um aumento, sem precedentes, da procura por soluções tecnológicas centradas na cloud». Vanda Gonçalves esclarece, à businessIT, qual foi o objectivo da empresa com a criação da nova área: «Este é um dos maiores investimentos que a Accenture já fez e temos a certeza de que irá expandir, drasticamente, a profundidade e a amplitude de nosso negócio de cloud que tem sido muito bem-sucedido».

A empresa acredita que a aceleração da transição para a cloud vai fazer com que dentro de três anos as empresas na cloud passem a ser cerca de 80%, quando actualmente são 20%.

Além disso, com a Accenture Cloud First, que será liderada por Karthik Narain, «todas as actividades em cloud da Accenture serão agora conduzidas por uma única agenda estratégica ajustada para alcançar os resultados ideais de negócio para os clientes». O novo negócio diferencia-se porque «ao contrário de outros serviços existentes no mercado, procura mais do que somar projectos de digitalização das empresas», «criando um ambiente holístico e de inúmeras oportunidades de expansão que tem por base as várias soluções que se podem criar a partir da cloud».

Benefícios para Portugal
Com a novidade, a Accenture «irá gerar valor nas diferentes geografias em que opera, incluindo Portugal». Vanda Gonçalves diz que há uma «pressão para acelerar o nível de digital para responder às expectativas dos clientes» e que «muito embora a maturidade da adopção da cloud em Portugal tenha vindo a aumentar nos últimos anos, ainda está muito aquém da média europeia», já que existem «muitas assimetrias, entre os diferentes sectores e entre grandes, médias e pequenas empresas».

Assim, a Accenture quer ajudar as empresas nacionais e um pouco por todo o mundo «a tornarem mais rapidamente o seu negócio cloud first e a acelerar a sua transformação digital».