Reportagem

IFA 2020 mostra que modelo híbrido é possível, mas…

A edição especial da IFA 2020, que decorreu em Berlim, este ano num modelo híbrido entre físico e online, fez um balanço com uma mensagem muito clara: a tecnologia está de volta e tanto a indústria como os meios de comunicação precisam de experiências da vida real.

Jens Heithecker, IFA Executive Director

A IFA deste ano, feira que normalmente dá início à nova temporada de certames tecnológicos, foi um evento mais curto e híbrido. No total, três dias de keynotes, apresentações e lançamentos físicos de produtos na Messe Berlin, sob rígidas medidas de segurança, com uma audiência ampliada online pela nova plataforma virtual IFA Xtended Space.

Esta edição especial acolheu o SHIFT Mobility, dedicado às inovações tecnológicas no sector da mobilidade urbana, havendo ainda espaço para empresas emergentes e inovação, no IFA NEXT.

A feira conseguiu manter o seu espírito comercial e empresarial, materializado em reuniões entre fabricantes e distribuição em salas habilitadas para isso, num ambiente este ano mais seguro dadas as contingências sanitárias exigidas. Num panorama marcado pelo menor fluxo de marcas expositoras – 150 presenciais e pouco menos de 1400 incluindo a plataforma online – acabaram por se destacar os hologramas exibidos pela coreana LG e as novidades da BSH, Haier Group, Honor, Huawei, Miele, Neato, Qualcomm ou TCL.

Os números da edição
Devido à pandemia da COVID-19, os organizadores da edição especial da IFA 2020 impuseram limites estritos ao número de participantes, bem abaixo daqueles estabelecidos pelas autoridades de saúde pública alemãs.

Ainda assim, durante os três dias, a exposição possibilitou que 6100 participantes se encontrassem frente a frente, experimentassem novos dispositivos e discutissem oportunidades de negócios do sector.

O evento reuniu 150 empresas em Berlim que apresentaram as suas ideias e novidades, às quais se juntaram mais 1350 expositores adicionais de trinta países online através das plataformas IFA Xtended Space e IFA Virtual Market Place. Embora o IFA Xtended Space tenha aberto as suas portas virtuais apenas alguns dias antes do início do certame, segundo a organização mais de 78 mil pessoas seguiram a edição especial online e geraram 262 mil visitas.

Os participantes do mundo virtual tiveram acesso à conferência de imprensa e discurso de abertura, discussões e demonstrações virtuais de produtos. Além disso, o IFA Xtended Space deste ano estará totalmente acessível até pouco antes da IFA 2021.

O saldo da IFA 2020
Esta edição especial mostrou o impressionante poder da inovação. Mas também nos mostrou que o mundo precisa destes encontros frente a frente entre a indústria, o retalho, os consumidores e os meios de comunicação. «A IFA acabou por facilitar estas ligações cruciais, apesar das restrições impostas pela pandemia», disse Christian Göke, CEO da Messe Berlin.

Jens Heithecker, director executivo da IFA Berlin, acrescentou que a edição especial IFA 2020 enviou um sinal importante: a tecnologia está de volta e a recuperação e reconstrução da indústria começa aqui e agora. «É claro que tivemos de manter os números baixos na IFA deste ano, mas o grande interesse de todos em reunir-se na vida real foi demonstrado, e isso coloca-nos no caminho certo para uma IFA 2021 robusta e em grande escala».

Por sua vez, Kai Hillebrandt, presidente do conselho de supervisão da gfu Consumer & Home Electronics GmbH, agradeceu à Messe Berlin por tornar a edição especial IFA 2020 uma realidade: «Como o primeiro evento híbrido no nosso sector, a IFA 2020 reuniu pessoas, tanto em frente a um monitor, quanto pessoalmente no recinto de feiras de Berlim».

Nas palavras do director da Associação da Indústria Eletrónica Alemã, a IFA teve um papel muito especial a desempenhar este ano e o cumpriu perfeitamente. Para os mercados globais, a IFA forneceu impulsos significativos na hora certa, antes do período de pico como uma plataforma de inovação com inúmeros lançamentos de produtos. Mas, por mais importantes que sejam os componentes virtuais em tempos de pandemia, eles nunca podem substituir o contacto humano. «O nosso objectivo para a IFA 2021 será combinar os pontos fortes tradicionais da IFA, reunindo muitas inovações com ainda mais pessoas em um só lugar, com as experiências do IFA 2020 Special Edition para criar um formato futuro forte».

Rumo a 2021
Como se quisesse virar a página de um ano marcado pela pandemia, e pela crise por ela gerada, a organização e as marcas já olham para o futuro. Desta forma, a IFA deverá recuperar todo o seu esplendor em 2021, garante a organização.

Numa edição «em grande escala», que será realizada em Berlim de 3 a 7 de Setembro do próximo ano, a Messe Berlin tem já mais de 60% do espaço de exposição reservado. Este é, de acordo com o CEO da IFA, Jens Heithecker, um novo recorde, já que é a primeira vez que as marcas «mostram interesse pela IFA com tanta antecedência». Como novidade, a IFA de 2021 incluirá uma nova categoria de produtos e agregará o sector de imagem à feira. «As imagens tornaram-se uma grande tendência no nosso mundo, que vai muito além da vida privada, já que desempenham um papel central na tecnologia médica, condução autónoma, tecnologia de inteligência artificial e muitas outras áreas», disse Heithecker.