brand.ITOpinião

Tecnologia para um planeta melhor: Compromisso da Huawei para com a proteção ambiental

Artigo de Opinião de Jason Li, Vice President of Public Affairs and Communications Department, Western Europe, Huawei Technologies.

O rápido desenvolvimento das TIC está a conduzir-nos em direção a uma era de prosperidade sem precedentes e possibilidades quase ilimitadas. À medida que as tecnologias digitais, como 5G e IA, ultrapassam fronteiras e se tornam mais difundidas, a indústria das TIC deixa uma indústria vertical para integrar uma que sustenta a sociedade. Esta transformação não surge sem desafios: o tráfego crescente de dados está a sobrecarregar as redes e a aumentar o consumo de energia das infraestruturas das TIC. Cortar o consumo de energia e minimizar os impactos negativos no ambiente sem restringir o desempenho da rede é um grande desafio para a indústria.

Como a redução das emissões de CO2 pode ajudar a desacelerar as mudanças climáticas, nós damos atenção às emissões de carbono em cada fase do ciclo de vida dos nossos produtos. Utilizamos as nossas tecnologias para dar resposta ao aumento do consumo de energia dos nossos equipamentos de alto desempenho e minimizar a nossa pegada de carbono. Mantemos padrões elevados em prol de operações mais verdes e estamos sempre à procura de oportunidades para reduzir as emissões de carbono. Também estamos a implementar programas de parceiros verdes, em que trabalhamos com os nossos fornecedores para reduzir o consumo de energia e as emissões e construir um ecossistema mais verde.

Acreditamos que as TIC desempenham um papel decisivo no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, pois a tecnologia é vital para o desenvolvimento socioeconómico, para a proteção ambiental e para o bem-estar da humanidade. A Huawei prioriza a sustentabilidade na sua estratégia de desenvolvimento, utilizando os ODS como base para definir as suas metas e planos de sustentabilidade. Adicionalmente à implementação das nossas próprias medidas de sustentabilidade, pretendemos influenciar proativamente toda a indústria para contribuir para os ODS.

Quando se trata de proteger o ambiente, nós acreditamos que as ações falam mais alto do que as palavras. Há já vários anos que a Huawei tem colaborado com parceiros na construção de um ecossistema para a indústria, onde todos ficam a ganhar. Em parceria com a ITU, organizamos o ICT Energy Efficiency Forum, com o objetivo de tornar as redes mais verdes. Os executivos em energia de operadoras líderes mundiais, assim como os especialistas em indústria das organizações de consultoria Frost & Sullivan e DCDI partilharam as suas opiniões sobre os tópicos que incluem normas de eficiência energética para redes TIC verdes.

Como Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, disse ao apresentar o Pacto Ecológico Europeu, “o nosso objetivo é reconciliar a economia com o nosso planeta, reconciliar a forma como produzimos e a forma como consumimos com o nosso planeta, e fazer com que funcione para as nossas comunidades”. Nós, na Huawei, acreditamos que a tecnologia pode desempenhar um papel importante nesta reconciliação, à medida que continuamos a procurar novas formas de reduzir as emissões, aumentar a eficiência energética e impulsionar a inovação para tornar a economia global mais sustentável.

Promovendo as energias renováveis
Para promover uma utilização generalizada dos recursos renováveis em todo o mundo, não poupamos esforços ao converter cada joule de energia solar em eletricidade fotovoltaica. Ao integrar as tecnologias de informação nos sistemas fotovoltaicos, a Huawei compromete-se a melhorar a geração de energia solar e a torná-la numa importante fonte de energia. Continuaremos a integrar sistemas FV inteligentes no nosso portefólio de IA completo e englobando todos os cenários, e a aumentar a produção de energia em mais de 3% comparativamente às soluções tradicionais.

Contribuindo para uma economia circular
Com o fim de utilizar menos matéria-prima e tirar o máximo partido dos recursos, vamos avançando por passos desde a sua fase bem inicial – a fase de design. Tal inclui a utilização de materiais mais ecológicos, uma redução das matérias-primas necessárias, uma oferta de produtos mais duráveis e fáceis de desmontar e a melhoria do sistema de reciclagem de produtos. A Huawei maximiza a utilização de materiais e minimiza o consumo de recursos ao longo do ciclo de vida dos seus produtos. E é assim que promovemos uma economia circular.

Proteção ambiental profundamente enraizada no DNA da Huawei
Como fornecedora líder mundial de infraestruturas de TIC e dispositivos inteligentes, a Huawei compromete-se a levar o mundo digital a cada pessoa, lar e organização em prol de um mundo totalmente interligado e inteligente. A proteção ambiental integra parte do nosso resultado final em vista do desenvolvimento sustentável e está estreitamente ligada aos ODS. As práticas insustentáveis ​​continuam a intensificar a poluição, a usar mais energia, a esgotar os recursos mais rapidamente e a aumentar os incidentes climáticos de caráter extremo. Mas o desenvolvimento global e sustentável não deve acontecer às custas do ambiente. Em vez disso, é preciso construir um futuro sustentável juntos.

Passamos décadas a trabalhar para minimizar o consumo de energia, sempre a ir além dos limites em vista da inovação. Fazemos tudo o que está ao nosso alcance para proteger o planeta com tecnologia inovadora e abrir novas oportunidades para o futuro. A nossa indústria ainda tem um longo percurso pela frente para podermos construir um mundo totalmente interligado e inteligente. Temos de continuar a colaborar e a inovar ao longo de toda a cadeia de valor a nível global e a estimular uma adoção mais ampla de novas tecnologias. Também temos de levar a sustentabilidade mais a sério, contribuir mais para o desenvolvimento socioeconómico e ajudar a construir uma sociedade mais verde.

A Huawei pratica uma colaboração aberta. Continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros a nível mundial na construção de ecossistemas para a indústria que prosperem num sucesso partilhado. Juntos podemos promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável. Como parte desses esforços, é preciso definir metas e dar os passos certos para reduzir o nosso impacto negativo sobre o ambiente e o enorme aumento na procura de recursos. Devemos utilizar mais as energias renováveis e trabalhar e viver de uma forma que defenda um baixo teor de carbono e seja ecologicamente correta para fazermos face aos impactos das mudanças climáticas.

Não podemos avançar sozinhos. Alcançar uma visão de criação de tecnologia em vista de um mundo melhor – e não deixar ninguém para trás no mundo digital – é impossível sem parceiros de confiança. Novas parcerias podem surgir de várias maneiras: podemos juntar-nos a projetos existentes liderados por outros e, então, a nossa experiência em TIC poderá ajudar a fazer a diferença. As organizações podem juntar-se a projetos TECH4ALL existentes para gerar melhores sinergias e maior impacto. E podemos co-criar coligações e novas iniciativas de proteção ambiental. Juntos podemos fazer a diferença.