brand.ITOpinião

A Cloud na palma da mão

Artigo de Opinião - Carlos Paulino, Managing Director, Equinix Portugal

Para responder aos exigentes desafios da atualidade, muitos decisores estão a acelerar os esforços de transformação digital das suas organizações, implementando infraestruturas multicloud híbridas, como facilitadoras do acesso à nuvem, às ferramentas de colaboração ou à videoconferência.

As previsões apontam para um crescimento exponencial da “indústria da cloud”, que deverá atingir os 652 mil milhões de dólares em 2023 (fonte: webinar IDC/Equinix). Além disso, de acordo com a IDC, os gastos das empresas europeias com a cloud irão ultrapassar os 100 mil milhões de dólares até 2021.

Floresce, assim, a interconexão (privada), como solução para contornar as desvantagens da Internet (pública). Note-se que, de acordo com o Global Interconnection Index – um estudo publicado pela Equinix – a interconexão das empresas europeias com os provedores de nuvem e TI deverá crescer 116% ao ano até 2022.

Agilizar o acesso à nuvem
Para responder a estas tendências e mudanças no mercado, há que garantir que os processos de implementação das infraestruturas multicloud híbridas das empresas decorram de forma mais fácil e rápida, ampliando igualmente as suas oportunidades de interconexão global dentro de plataformas neutrais e altamente interconectadas, de que é exemplo máximo a Platform Equinix®.

Graças ao novo serviço de interconexão global Equinix Cloud Exchange Fabric™ (ECX Fabric™) recentemente lançado em Portugal e disponível em 45 mercados estratégicos, as organizações passam a poder trocar dados on-demand entre diferentes localizações e através de conexões privadas. Este recurso permite que as empresas, serviços de rede e provedores cloud possam escalar consistentemente os seus negócios digitais, tão rapidamente quanto a moderna economia digital o exige.

Ao estender agora o ECX Fabric de Lisboa a Istambul, a Equinix está a potenciar o alcance global das empresas digitais na Europa, proporcionando-lhes um amplo acesso aos ecossistemas de que necessitam para expandirem os seus negócios a nível global. Isto porque o ECX Fabric faculta um acesso simplificado aos maiores provedores cloud do mundo – incluindo Amazon Web Services, Microsoft Azure, Oracle Cloud Infrastructure e Google Cloud – na Platform Equinix e por meio de interconexão global definida por software.

Fácil, rápido e sustentável
Para as empresas, o novo serviço ECX Fabric traz uma maior agilidade na capitalização das mudanças no mercado e das novas oportunidades emergentes. Porque faculta uma ligação mais rápida e imediata aos maiores ecossistemas na nuvem, a redes e a parceiros. Deste modo, consegue assegurar uma implementação simplificada de redes virtuais a nível global e também um melhor desempenho das aplicações e uma experiência de cliente enriquecida.

Para os provedores de serviços, o ECX Fabric é sinónimo de uma expansão rápida a novos mercados locais e internacionais, respondendo de forma mais célere às necessidades de conectividade dos clientes. Ao facilitar a conectividade privada on-demand a vários provedores cloud, permite o acesso aos gigantes da nuvem, como os já mencionados AWS, Azure, Oracle e Google.

E para os fornecedores de data centers neutrais, como a Equinix, o compromisso com a sustentabilidade é uma prioridade, face ao impacto crescente dos serviços de interconexão na economia, sociedade, saúde, etc. Em Portugal, a Equinix tem uma taxa de 100% de utilização de energia renovável, o que ilustra o nosso firme empenho em matéria de eficiência energética e ambiental.