NacionalNotícias

Concurso Montepio Acredita Portugal regista 10 mil inscrições

Os vencedores serão conhecidos na gala de entrega de prémios a 12 de Setembro.

Jannoon028/Freepik

No ano em que comemora a sua décima edição, o concurso de empreendedorismo registou 10 640 ideias inscritas. Num contexto difícil derivado à pandemia de Covid-19, a iniciativa do Banco Montepio e da Acredita Portugal mostra como a inovação é avalancada pelos tempos de crise.

Na categoria de Empreendedorismo Social, o Concurso Montepio Acredita Portugal contou com 1913 candidaturas. O melhor projecto desta área terá o contributo do Banco Montepio na fase de arranque para garantir o desenvolvimento da ideia.

O Prémio Brisa Mobilidade 2019 contou com 309 candidaturas e o vencedor terá a oportunidade de ser incubado pela própria Brisa e de receber o seu apoio na fase de go-to-market. No que diz  respeito ao Prémio K.Tech foram 1844 as candidaturas recebidas. Nesta categoria, a melhor ideia é apoiada pela KCS IT, nomeadamente através da atribuição de uma bolsa de horas para implementação das melhores práticas ao nível do PMI.

Já o  Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia recebeu 226 candidaturas de projectos relacionados com a gestão da água e a sustentabilidade, sendo que o melhor terá a oportunidade de ser incubado pelas Águas de Gaia e participar no Eurovision for Startups.

Adicionalmente, os melhores projectos recebem um enorme pacote de serviços, destinados a apoiar a sua entrada ou consolidação no mercado, além de mentoria e acesso a vários espaços de incubação. Os vencedores serão conhecidos na gala de entrega de prémios a 12 de Setembro.

«O empreendedorismo, sendo o principal motor da inovação, da criatividade, da competitividade e do crescimento económico, deve fazer parte do futuro do trabalho e da requalificação das pessoas, de forma a acompanhar as mudanças, as evoluções e as acelerações consequentes da pandemia Covid-19», salienta Fernando Amaro, director do segmento de economia social e sector público do Banco Montepio.

Fernando Fraga, director de inovação da Acredita Portugal, explica a importância da iniciativa: «A experiência da Acredita Portugal no apoio a empreendedores permite-nos tornar este concurso numa plataforma para ajudar todas as pessoas com uma ideia válida a concretizá-la neste contexto de desafios acrescidos. O propósito passa por ter um impacto objectivo na forma como estes projectos podem ser desenvolvidos, chegar ao mercado e tornar-se negócios viáveis e com um contributo para a área de actividade na qual se encontram inseridos e para a comunidade em geral. Acreditamos que, conjugando a nossa experiência com os parceiros certos, conseguiremos alcançar esta meta ambiciosa».