InternacionalNotícias

OutSystems anuncia novos aceleradores para a criação de apps inclusivas

No Dia Mundial da Consciencialização para Acessibilidade, a empresa especializada em low-code tem uma série de iniciativas ligadas à acessibilidade.

A empresa de origem portuguesa lançou mais de setenta aceleradores de desenvolvimento que garantem que aplicações web e móveis criadas na sua plataforma cumprem os mais rigorosos critérios de acessibilidade e são inclusivas.

Segundo a OutSystems, a crise do COVID-19 colocou «em risco de exclusão mais de mil milhões de pessoas que vivem com deficiência em todo o mundo». Assim, os aceleradores agora anunciados vêm permitir que os developers criem mais rapidamente aplicações adaptadas para pessoas com deficiência visual, auditiva, ou outras limitações temporárias ou permanentes.

Gonçalo Gaiolas, vice-presidente de produto da OutSystems lembra que «com as várias formas de confinamento em todo o mundo, as pessoas contam agora com serviços digitais para quase tudo, desde compras e trabalho remoto até educação e saúde. Agora, mais do que nunca, é importante garantir que essas plataformas digitais são acessíveis a todos».

«Criar aplicações com grande acessibilidade é uma responsabilidade legal, mas, mais importante, é uma responsabilidade moral dos developers das aplicações garantir que todos possam perceber, navegar e interagir com o seu site ou app móvel para obter os serviços e produtos de que precisam», revela o responsável.

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Consciencialização para Acessibilidade, além das novidades anunciadas, a  OutSystems organiza o webinar ‘Como criar aplicações acessíveis rapidamente’ para mostrar aos programadores e líderes de TI como podem usar o low-code para criar aplicações acessíveis em apenas algumas semanas. Os interessados podem fazer o registo para o evento aqui.

A empresa também disponibilizou o OutSystems Live Style Guide, tanto nos modelos tradicionais como reactivos, para ajudar os developers a «documentar, partilhar e reutilizar as melhores práticas de acessibilidade em todas as aplicações». Isto vai possibilitar que as organizações possam desenvolver apps inclusivas mais rápido e sem excederem o orçamento.