InternacionalNotícias

Hitachi Vantara lança ferramenta para apoiar o retorno à actividade

Parte da tecnologia, que inclui inteligência artificial, câmaras térmicas e processamento e tratamento de dados, foi desenvolvida em Portugal.

A empresa desenvolvimento de software anunciou uma ferramenta de apoio na detecção e mitigação do risco de propagação da COVID-19 para que clientes, colaboradores e empresários se sintam confortáveis no regresso à nova normalidade.

A solução da  Hitachi Vantara é baseada em tecnologias de ponta que asseguram o cumprimento das boas práticas sanitárias, como é o caso da desinfecção de consumidores e colaboradores e da monitorização e alerta das pessoas que apresentam sintomas do novo Coronavírus e pode ser aplicada a diversos sectores.

A ferramenta de apoio à diminuição do risco de contaminação de estabelecimentos e locais de trabalho é apoiada por inteligência artificial, câmaras térmicas, processamento e análise de dados e câmaras de acesso e controlo de áreas de descontaminação e foi desenvolvida em parte pela equipa portuguesa da Hitachi.

A partir da recolha constante e intensiva de dados, a solução permite também que as empresas avaliem quais são as melhores medidas que têm em prática e onde ainda podem melhorar.

Jorge Antunes, director da Hitachi Vantara, explica a importância da solução: «Queremos que as empresas que mais sofreram com esta pandemia consigam voltar rapidamente ao activo. Acreditamos que, em parte, isto será atingido quando conseguirem demonstrar que estão dotadas das melhores práticas de prevenção e contenção do vírus. A tecnologia é uma peça fundamental nesta estratégia e é com este objectivo, de possibilitar um selo de confiança a partir da implementação tecnológica, que lançámos este sistema. Apesar de, enquanto sociedade, ainda não termos encontrado uma solução permanente para o problema, desenvolvemos meios para implementar e robustecer as melhores práticas partilhadas pela DGS, que mitigam eficazmente a sua propagação».