NacionalNotícias

Montepio Acredita Portugal com candidaturas prolongadas e selecção online

O programa de aceleração do concurso e a gala poderão ser os únicos eventos presenciais.

Freepik

Devido ao actual contexto de emergência nacional e isolamento social, a segunda call de inscrição na décima edição do concurso de empreendedorismo foi prolongada duas semanas até 25 de Abril.

Além disso, as fases de selecção do Montepio Acredita Portugal vão acontecer em formato digital, juntando à distância empreendedores, mentores e parceiros.

Assim, o desenvolvimento das ideias submetidas decorre até 17 de Maio e os semifinalistas serão conhecidos a 1 de Junho. Em seguida, os seleccionados de cada categoria terão de enviar o seu pitch ao júri até dia 15 de Junho. Segue-se a avaliação dos projectos, que passam também a acontecer online, com data marcada para 20 e 27 de Junho. Os participantes serão contactados nestes dias pelo júri de modo a clarificar questões e terem feedback.

O programa de aceleração do concurso, que decorrerá entre 4 de Julho e 1 de Agosto, será realizado presencialmente, caso seja viável, mas se tal não for possível será também feito em formato digital. Já a gala final do concurso está marcada para 12 de Setembro.

Fernando Fraga, director de inovação da Acredita Portugal, explica a razão das mudanças: «Face ao contexto actual torna-se impossível realizar o concurso no formato das edições anteriores. Mas queremos continuar a apoiar o desenvolvimento das milhares de ideias já inscritas, porque temos capacidade para implementar soluções alternativas que possibilitam a realização da iniciativa e que estes empreendedores recebam a mentoria e o acompanhamento que lhes permitam desenvolver os projectos e, assim, auxiliar a sua eventual entrada ou consolidação no mercado».