NacionalNotícias

Worten desmaterializa facturação da sua loja online com solução da CreateIT

A empresa detém agora uma ferramenta escalável que permite adequar a infraestrutura às necessidades da facturação.

lifeforstock / Freepik

A tecnológica portuguesa focada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos e de suporte ao  negócio foi o parceiro escolhido pela Worten Online para a desmaterialização da facturação.

A empresa do universo Sonae está num processo de transformação digital e uma das iniciativas é a  desmaterialização da facturação da sua plataforma de comércio online, algo que permitiria eliminar constrangimentos causados pela emissão das facturas a meio do processo de preparação e expedição das encomendas.

Por outro lado, a facturação não faz parte do negócio core da Worten e a possibilidade de integrar o processo  com soluções third-party próprias para esse fim, permitiria também manter o foco na concretização da encomenda para o cliente.

Seguindo a linha de modernização já iniciada pela Worten, «apostou-se numa arquitcetura num modelo Cloud First, sustentada numa infraestrutura serverless, utilizando todas as boas práticas de DevOps e modelo ágil com metodologia Scrum», explica a CreateIT, em comunicado.

A solução assenta numa infraestrutura em AWS, utilizando toda a elasticidade de componentes serverless, como Lambda Functions, gestão de Storage S3, tendo a execução dos processos de negócio a cargo de aplicações Docker .net Core em AWS Elastic Container Service (ECS).

«A aposta num modelo ágil de implementação, a aproximação das equipas e um foco claro no sucesso revelou-se um factor fundamental para a sua concretização», diz Tiago Oliveira, gestor do projeto da Create IT.

Por seu turno, Luís Belo, responsável técnico da Create IT, revela que «a elasticidade oferecida pela arquitectura da solução, aliada à infraestrutura AWS, permitirá à Worten adequar agilmente a infraestrutura às necessidades do seu processo de internacionalização e picos de carga, em qualquer cenário análogo ao período de uma Black Friday, por exemplo».

A Worten detém agora uma solução escalável que permite adequar a infraestrutura às necessidades de facturação, garantindo uma resposta eficaz aos seus objectivos de crescimento e internacionalização. A solução implementada resultou num incremento produtivo e da sustentabilidade ambiental do processo de concretização de cada encomenda, com a redução de custos e de consumo de papel.