NacionalNotícias

Quidgest desenvolve software de monitorização e controlo de epidemias

O VIRVI é um sistema de informação capaz de evoluir continuamente.

O VIRVI  Health Vigilance and Control Software é uma solução desenvolvida pela empresa portuguesa  Quidgest que tem como objectivo dar resposta aos desafios globais epidemiológicos como o actual da Covid-19.

A ferramenta apoia a monitorização e o controlo de epidemias e de outros fenómenos em tempo real, dando um rigoroso suporte durante o período de emergência.

O  VIRVI é um sistema de informação de utilização intuitiva, capaz de evoluir continuamente que  funciona como uma base para uma boa gestão crítica e comunicação perante fenómenos epidémicos.

De acordo com a empresa,  o sistema é «totalmente web, garante uma escalabilidade muito superior à de uma linha de atendimento telefónico e é acessível a todos os profissionais, assegurando diferentes níveis de acesso à informação e respeitando níveis adequados de privacidade».

O VIRVI usa inteligência artificial, modelação e geração automática de código, através da plataforma Genio, e  foi desenvolvido na nova lógica do DevOps, de desenvolvimento contínuo e funcional desde o primeiro dia. Assim, é capaz de integrar continuamente novas funções, decorrentes de novas ideias, e ser «complementado por diferentes áreas, desde virologia, epidemiologia, química, saúde pública, produção de equipamentos, logística, testes de qualidade, estatística, economia entre muitas outras áreas cujo contributo se revela essencial para travar esta pandemia», revela, em comunicado, a Quidgest.