NacionalNotícias

Agap2IT lança plataforma para o armazenamento seguro de bases de dados

O BlockBase é uma solução desenvolvida com base em blockchain.

A consultora anunciou o lançamento do BlockBase, uma plataforma para o armazenamento seguro de bases de dados em blockchain para que as organizações  garantam a total segurança da sua informação digital.

Perante o crescimento dos ciberataques e em virtude das pesadas multas impostas pelo RGPD e de possíveis perdas de reputação, é cada vez mais importante as empresas e instituições terem os dados seguros. O BlockBase vem dar resposta a estas preocupações já que, segundo a agap2IT, «permite garantir a segurança e a verdade dos dados guardados e partilhados».

A plataforma de blockchain destina-se ao aprovisionamento de qualquer tipo e formato de dados e está a ser operacionalizada por uma equipa própria da área Labs, o departamento de inovação da consultora.

O BlockBase está assente em tecnologia  EOS, um blockchain que oferece confidencialidade, integridade e disponibilidade aos utilizadores, com a facilidade de integração directa com sistemas tradicionais, a adaptação a qualquer modelo de negócio e a possibilidade de escalabilidade mediante as necessidades identificadas no projecto.

O projecto de quatro anos, que teve o apoio do Programa de financiamento Portugal 2020 SI – I&DT, tem várias fases e iniciou o período de testes com o lançamento de uma sandbox para exemplificação das vantagens do sistema de segurança criado. Esta funcionalidade está agora a chegar à sua fase beta.

Como explica Ricardo Schiller Pinto, head of research and development da agap2IT, a ideia com o BlockBase é «garantir a segurança e a verdade dos dados» que «é somente possível com o uso de sistemas blockchain». Já que sem esta tecnologia, «os dados podem ser, em última instância, manipulados, furtados ou apagados, sem ser possível determinar a responsabilidade de quem fez o quê e quando. Isto deve-se a um problema resultante da centralização de sistemas, do abuso de poder, e da falta de mecanismos fidedignos que possibilitem a constituição de prova da evolução dos dados guardados nesses sistemas».

O responsável revela ainda a estratégia da empresa com esta aposta: «Garantir a segurança e verdade dos dados fará parte dos sistemas do futuro, pelo que temos apostado fortemente nesta área tecnológica. O BlockBase justificou o apoio financeiro do Programa Portugal 2020 SI – I&DT, facto que é comprovador da relevância do projecto e da experiência da agap2IT na criação de tecnologia diferenciadora».