NacionalNotícias

Rumos comemora 28 anos com diversificação da oferta

O grupo Rumos é agora constituído por duas empresas, uma dedicada à formação e outra à consultoria de TI.

Fundada em 1992 como centro de formação e certificação, a Rumos é hoje um grupo que actua em diversas outras áreas, nomeadamente na consultoria em tecnologias de informação (TI).

Agora designado por Rumos – Knowledge Sharing, o grupo focado na geração e partilha de conhecimento, encontra-se hoje estruturado sob três sub-holdings empresariais: education, training e consulting e duas empresas: a Rumos II,  dedicada à prestação de serviços de formação e a Rumos Serviços, S.A que se dedica à consultoria.

O grupo alcançou em 2019 um volume de negócios global consolidado de 42 milhões de euros e o objectivo para este ano é continuar a crescer, apostando, para isso, na formação e contratação de uma centena de novos colaboradores, sobretudo, especializados nas áreas das TI.

Na área da consultoria, as grandes novidades da Rumos para 2020 passam, essencialmente, por uma reestruturação da oferta que passará a ter as seguintes áreas: data analytics & artificial intelligence; digital business automation; enterprise service management; modern workplace & apps; licencing; project management office; managed services; IT outsourcing e digital design, strategy & marketing.

As parcerias, como as que aconteceram com Huawei e da IAPP – International Association of Privacy Professionals, em 2019, são outra das apostas para este novo ano. A Rumos vai ainda reforçar a colaboração estratégica com a LLPA – Leading Learning Partners Association.

«No esforço contínuo de organização do grupo, a cisão da empresa Rumos foi um processo importante e inevitável, uma vez que internamente já era notável a autonomia entre ambas as actividades. Por um lado, o centro de competência líder em formação e por outro a crescente relevância e valor da actividade de consultoria tecnológica», explicou Rui Correia, presidente e CEO da Rumos Capital, S.A., empresa holding do grupo Rumos – Knowledge Sharing.

O responsável fez um balanço do percurso da Rumos ao longo dos anos: «Ter em mãos o sucesso, satisfação e inspiração de mais de mil profissionais a par com a necessidade de continuar a dotar estes mesmos profissionais de competências para a adaptação, e superação, face à mudança, inovação, criatividade e resiliência, para um fim comum, o de continuarmos no caminho do crescimento e da inovação, de forma sustentável, é, sem dúvida, um desafio exigente e constante, que há que assumir com profundo sentido de missão, patente neste percurso de 28 anos».