NacionalNotícias

BI4ALL: quinze anos a ajudar as empresas a tirar valor dos dados

A tecnológica portuguesa celebra quinze anos e, tal como quando iniciou a sua actividade, quer manter a política de proximidade com os clientes e ajudar as organizações a transformar os dados em insights de negócio.

A BI4ALL celebrou mais um ano de uma história repleta de sucesso que resulta de uma aposta numa cultura que valoriza as pessoas e com foco na criação de valor através da analítica de dados. Andro Moreira, partner da empresa, resumiu o percurso da tecnológica, dando ênfase aos últimos anos: «Começámos devagarinho, mantivemos o nosso foco e um crescimento sustentado. Nos últimos três anos, com a revolução tecnológica que está a acontecer e pelo facto de estarmos muito especializados em data analytics, que está no topo das agendas das empresas, tivéssemos um crescimento anual de cerca de 30% a 40% em termos de facturação e colaboradores».

Já José Oliveira, CEO da BI4All, explicou os valores e a estratégia mantidos ao longo dos quinze anos: «Orgulhamo-nos do percurso e do nosso crescimento, que tem por base a independência, a transparência, a aposta constante na inovação, uma relação muito próxima com os nossos clientes e a implementação de uma política de recrutamento e gestão de recursos humanos dignificante» e acrescentou que a BI4ALL é uma «empresa de pessoas para pessoas e assim se manterá».

Saber escalar
Parte do sucesso da empresa vem do facto de a mesma ter tido um bom processo de internacionalização através de crescimento em escala, algo que não é fácil para as organizações nacionais. Andro Moreira revelou que a BI4ALL está no modelo de nearshore há alguns anos: «Começámos por trabalhar com multinacionais com representação em Portugal e dado o bom trabalho realizado, começamos a replicar esses serviços para a região e depois a nível mundial». Tem sido este processo que tem contribuído para o crescimento da tecnológica, em que os «mercados externos já correspondem a pouco mais de metade da facturação»; a abertura de escritório fora do País «não está posta de parte», principalmente pela «limitação de recursos humanos existente em Portugal».

Futuro passa pela ‘Cidade BI4ALL’
O responsável disse, à businessIT, que a empresa já está a planear o futuro: «Estamos a prepararmo-nos e fizemos um plano de estratégia para os próximos três anos que inclui um reestruturação através de investimento numa área de knowledge e innovation, para conseguir renovar conhecimento, formar e passar a cultura a todos os colaboradores e aos que vêm das academias de talentos – a BI4ALL tem agora três academias por ano». Além disso, o investimento na ‘Cidade BI4ALL’ «que tem como objectivo reter talento, mas também atrair novos colaboradores e ao mesmo tempo ter um compromisso com a sustentabilidade, responsabilidade social e ter o reconhecimento do mercado, quer dos clientes, quer dos parceiros e colaboradores».

As novas instalações, situadas Avenida Marechal Gomes da Costa, em Lisboa, foram projectadas a pensar no bem-estar de todos, com lofts para clientes, ginásio, campo preparado para diversas actividades desportivas, zona de restauração, sala para formações e conferências e uma área multiusos com mais de dois mil metros quadrados.