NacionalNotícias

Altice Portugal, Bosch, Huawei e Universidade de Aveiro assinam protocolo de cooperação para 5G

As empresas vão estudar diversas aplicações da nova rede móvel n indústria portuguesa.

A Bosch, a Altice Portugal, a Huawei e a Universidade de Aveiro assinaram  um protocolo de cooperação para identificar oportunidades de aplicação da tecnologia 5G em ambiente industrial (Industrial Internet of Things).

O estudo tem como interesse comum o avanço do conhecimento e inovação em arquitecturas para casos de uso 5G em ambientes industriais, usando redes públicas e privadas.

A primeira etapa deste projecto irá arrancar com uma fase de protocolo que conduzirá à definição de arquitecturas de comunicação em 5G, de forma a possibilitar a implementação de casos de uso que visam potenciar uma maior competitividade da indústria em Portugal. A implementação total deverá acontecer até ao final de 2023.

Cada uma destas entidades terá um papel diferente:  a Bosch ficará responsável pela implementação de casos de uso usando tecnologia 5G nas suas fábricas em Portugal; a Altice Portugal enquanto operador móvel contribuirá para o estudo de arquitectura e desenho da rede; a Huawei como detentora da tecnologia e fornecedora do equipamento de comunicações; e a Universidade de Aveiro terá um papel fundamental na definição da arquitectura de rede, tirando partido do seu Lab 5G que irá instalar no novo Parque de Ciência e Inovação.

Alguns dos benefícios que a iniciativa trará à indústria portuguesa são a implementação de tecnologia IoT, inovação nas áreas da robótica e realidade aumentada com transição de vídeo em tempo real, um maior número de dispositivos e monitorização de equipamentos vários, e ainda uma mais rápida transmissão de dados com linhas robotizadas a poderem ser comandadas remotamente.

A formalização do Memorando de Entendimento aconteceu no Parque de Ciência e Inovação da Universidade de Aveiro, e contou com a presença de presença de Jónio Reis, plant manager da Bosch Termotecnologia, António Pereira, plant manager da Bosch Security Systems, Tony Li, CEO da Huawei Portugal, José Pedro Nascimento, network engineering e director de operações na Altice Portugal, Paulo Jorge Ferreira e Artur Silva, reitor e vice-reitor da Universidade de Aveiro.

«Esta iniciativa é estratégica para a inovação de toda a região assim como uma referência a nível mundial no que diz respeito à cooperação entre o meio académico e as empresas», afirmou Paulo Jorge Ferreira.

António Pereira explicou que o «projecto servirá de suporte ao desenvolvimento e produção de novas soluções para a área da segurança, assim como na optimização de processos na área da logística». Já por sua vez José Pedro Nascimento, salientou a importância destes tipos de iniciativas: «São projectos muito relevantes que vão ao encontro da aposta que a Altice Portugal está a fazer no 5G e IoT, enquanto tecnologias essenciais e basilares para a transformação da indústria portuguesa, contribuindo assim para um crescimento mais sustentado da economia nacional».

Por seu turno Tony Li, CEO da Huawei Portugal, falou da importância da colaboração para a empresa: «Portugal sempre foi inovador e é importante manter esta realidade. Estamos cá para fazer a nossa parte e é nessa medida que estamos muito satisfeitos em estabelecer esta parceria com a Altice, Bosch e Universidade de Aveiro, com o objectivo de explorar as potencialidades do 5G aplicadas à indústria»