NacionalNotícias

Plataforma de Open Banking da Tink chega a Portugal

A empresa oferece acesso a informação financeira agregada e enriquecida das 20 maiores instituições financeiras portuguesas.

Austin Distel-Unsplash

A Tink chega a Portugal com a sua plataforma que se liga com as API PSD2 (Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento) das maiores instituições financeiras portuguesas, abrangendo mais de 90% dos clientes bancários em Portugal.

Ao estabelecer uma única API, a Tink permite aos seus utilizadores acederem a informação agregada sobre contas e transações enriquecidas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento da próxima geração de serviços financeiros digitais.

O primeiro serviço financeiro baseado na tecnologia Tink em Portugal foi lançado no passado mês de Setembro, quando a Caixa Geral de Depósitos  lançou e disponibilizou a sua aplicação financeira DABOX aos seus 4 milhões de clientes.

A aplicação da CGD integra as capacidades da Tink na agregação de contas, iniciação de pagamentos, dados enriquecidos e gestão de finanças pessoais para permitir aos utilizadores da aplicação uma perspetiva global das suas finanças pessoais e ajudá-los a tomarem decisões financeiras mais inteligentes.

Em Portugal, a empresa sueca obtém informação financeira das seguintes 20 instituições financeiras e bancos: ActivoBank, Atlântico Europa, Santander, Banco Montepio, Banco BPI, Bankinter, Novo Banco, Millennium bcp, CGD, Banco CTT, BiG, Crédito Agrícola, Cofidis, Caixa CRL, Novo Banco Açores, Unicre, Revolut, BPG, CEMAH e EuroBic.

Beatriz Gimenez, country manager da Tink para Espanha e Portugal explica a importância de chegar ao mercado nacional: «Estamos ansiosos por ver como a nossa plataforma de open banking irá ajudar a impulsionar o ecossistema financeiro em Portugal. Convidamos, a partir de hoje, bancos, fintechs, startups e programadores portugueses a utilizar a Tink para criarem serviços financeiros do futuro e proporcionarem experiências inteligentes e personalizadas a milhões de clientes bancários portugueses».

A plataforma de open banking da Tink tem cerca de 4000 utilizadores em toda a Europa e ligações a mais de 2500 bancos e abrangendo mais de 250 milhões de consumidores em toda a Europa.