NacionalNotícias

Agap2IT lança solução inovadora em blockchain

Este é um dos primeiros projectos Dapp sobre a plataforma EOS.IO em Portugal.

A agap2IT vai lançar, em Outubro, o Token do BlockBase, a plataforma de blockchain destinada ao aprovisionamento de dados.

O projecto de dois anos, que teve o apoio do Programa de financiamento P2020 SI – I&DT, foi desenvolvido e será operacionalizado por uma equipa própria da consultora integrada no departamento de inovação.

A solução vai funcionar como uma Dapp, uma aplicação descentralizada e assente em EOS.IO que está na base da EOS, uma das principais moedas nos mercados de criptomoedas. Este é um dos primeiros projectos de origem portuguesa desta tecnologia.

O Token BlockBase vai ser disponibilizado a partir de dia 8 do próximo mês através de um processo denominado de Airgrab. A partir desta data, os interessados podem reservá-lo, sendo-lhes fornecida no final de cada mês uma quantidade, sem custos. O Token será distribuído mensalmente durante um período de 24 meses.

Como explica Ricardo Schiller Pinto, head of research and development da agap2IT, «a plataforma BlockBase é o mais recente exemplo de investigação nascida no nosso departamento de inovação. A experiência de 3 anos no desenvolvimento em blockchain, que teve início em 2016, permitiu-nos avançar para uma proposta mais sólida nesta inovadora tecnologia».

«O apoio financeiro do Programa P2020 SI – I&DT e o carácter original desta solução e do seu formato de implementação no mercado nacional comprovam a relevância do projeto e da experiência da agap2IT no desenvolvimento desta tecnologia diferenciadora», acrescenta o responsável.