NacionalNotícias

Tonic App consegue investimento de 3,5 milhões de euros

 A startup vai usar o investimento captado para acelerar a expansão na Europa.

A Tonic App, que desenvolveu uma aplicação dirigida aos médicos portugueses que reúne todos os recursos profissionais num único local, angariou 3,5 milhões de euros numa ronda série A de investimento nacional e estrangeiro.

A ronda co-liderada pela Vesalius Biocapital Partners (Luxemburgo) e pela Armilar Venture Partners (Portugal), juntando-se aos investidores Portugal Ventures e TheVentureCity, vai permitir à startup portuguesa expandir a sua expansão geográfica em três dos cinco maiores mercados de saúde europeus: Espanha, França e Reino Unido.

Criada no Porto em 2016 e uma spin-off da Universidade do Porto, a Tonic App assegurou o seu primeiro investimento de capital de risco nesse ano ccom a Portugal Ventures e tem como clientes grandes multinacionais na área da saúde e de recursos humanos.

A empresa conta também com parcerias internacionais para eventos médicos e prescrição electrónica de medicamentos e recentemente angariou o seu primeiro negócio internacional no mercado espanhol.

«O mercado de saúde digital está a sofrer uma grande transformação e por isso este é o momento certo para uma rápida expansão geográfica. Os médicos utilizam cada vez mais plataformas digitais no seu trabalho. Por outro lado, os restantes players da saúde já entenderam o valor de terem como parceiro uma empresa, independente, que garanta o acesso a uma comunidade profissional já estabelecida», afirma Daniela Seixas,  CEO da Tonic App.

A  médica esclarece qual a visão da startup: «Queremos facilitar o dia-a-dia dos meus colegas com recurso à tecnologia, dando-lhes mais tempo para o que é realmente essencial – os doentes».

Guy Geldhof, managing partner do Fundo Vesalius Biocapital III, acrescenta que a Tonic App «já demonstrou em Portugal que consegue claramente satisfazer as necessidades dos clínicos, tendo atingindo elevadíssimas taxas de penetração. Agora está a iniciar o processo de internacionalização em Espanha e noutros mercados estratégicos na Europa».

Duarte Mineiro da Armilar Venture Partners revela o motivo da aposta: «HealthTech é uma área em que queremos desenvolver mais a nossa expertise, pois acreditamos muito no potencial de criação de valor para o ecossistema português, pelo que o facto de podermos co-investir num sindicato sólido e complementar foi mais um factor decisivo para avançarmos».

Vencedora de múltiplos prémios, entre os quais o programa de inovação aberta da Novartis Techcare em 2017, a Tonic App foi nomeada pela revista Forbes como uma das 60 startups lideradas por mulheres que estão «a agitar a tecnologia pelo mundo».