A NEC Corporation anunciou que forneceu um sistema de reconhecimento facial para o controlo de entradas na cimeira da União Europeia (UE) que teve lugar na cidade de Sibiu, na Roménia, no passado mês de Maio.
A cimeira informal, realizada no âmbito da presidência da Roménia do Conselho da UE, contou com o motor de reconhecimento facial da NEC, NeoFace. O sistema foi distinguido por ter a precisão de reconhecimento número 1 a nível mundial , depois de testes intensivos de várias soluções de segurança disponíveis no mercado.
Durante a cimeira, o NeoFace foi usado para verificar uma lista pré-registada de imagens faciais de altos funcionários, comparando-a com transmissões ao vivo de câmaras instaladas em quatro portões do local da cimeira. A NEC revala que «todos os participantes no programa deram o seu consentimento para a utilização das suas imagens».
O processo de autenticação foi dividido em dois passos, que consistiram na autenticação por utilização de reconhecimento facial e por utilização de códigos QR impressos nos convites dos participantes, «resultando num acesso rápido ao local da reunião, sem longas filas ou uma segurança complexa», explica a empresa em comunicado.
Esta foi a primeira vez que a certificação biométrica foi utilizada como medida de segurança numa cimeira da União Europeia.