NacionalNotícias

Bright Pixel premeia empreendedorismo na Universidade de Aveiro

A parceria entre as duas instituições incentivou cerca de 30 alunos a desenvolverem quatorze protótipos inovadores.

A sociedade de investimentos tecnológicos do grupo Sonae e a Universidade de Aveiro juntaram-se, no início do ano letivo, para incentivar o empreendedorismo na instituição de ensino e o resultado foi a criação de 14 protótipos tecnológicos.

Os projectos que contaram com a mentoria da Bright Pixel e da Sonae foram realizados pelos alunos do Mestrado em Comunicação e Multimédia (MCMM) da Universidade de Aveiro,  que tiveram acesso a uma bolsa  para aplicarem em tecnologia e materiais necessários para a criação de soluções inovadoras.

O programa contou com trinta participantes e a equipa vencedora viu as suas propinas do 2º ano de mestrado financiadas na totalidade. Já os estudantes que ficaram em 2.º lugar receberam um apoio de 50% nas propinas.

As soluções premiadas foram a Grønn, projecto para criar paredes interactivas que ajudam o cliente a seleccionar os electrodomésticos com maior eficiência energética, que terminou em 1.º lugar, e a Work UP, uma solução composta por hardware e mini-jogos a serem utilizados durante o horário laboral, para reduzir as lesões e aumentar a produtividade, que ganhou o 2.º prémio.

Celso Martinho, cofundador e CEO da Bright Pixel, destaca a importância da iniciativa: «Estamos orgulhosos de ter lançado, em conjunto com a Universidade de Aveiro, este projecto inovador a nível universitário em Portugal. A Bright Pixel tem como objectivo impulsionar a criação de novos projectos e apoiar a sua transformação numa startup de sucesso e acreditamos que este espírito empreendedor deve ser incutido desde cedo. Ao observarmos a receptividade e criatividade destes alunos, percebemos o quão importante é que as universidades intervenham neste processo».

O responsável acredita  que «há muito potencial nos jovens portugueses» e que «é preciso incentivá-lo, porque há espaço para inovar dentro e fora de Portugal».

Por usa vez, Carlos Santos, director do MCMM, mostrou-se agradado com os projectos criados: «O resultado desta parceria ultrapassou a nossa expectativa inicial». O executivo revela ainda que a «experiência na área da indústria e a visão de negócio dos parceiros da Bright Pixel e da Sonae MC permitiram complementar a formação académica da responsabilidade do corpo docente do mestrado, com uma visão e mentoria externa, orientadoras para a criação de startups».