InternacionalNotícias

Bosch investe em inteligência artificial

A empresa vai investir 35 milhões de euros em campus dedicado à investigação em IA.

A Bosch vai reforçar as áreas dedicadas à inteligência artificial e criar o Bosch AI Campus, em Tübingen na Alemanha. Este centro de investigação vai corresponder a um investimento de  35 milhões de euros.

O novo campus vai estar situado perto das instalações de investigação do Instituto Max Planck para sistemas inteligentes e do edifício de investigação de IA da Universidade de Tübingen.

«A Bosch está a negociar a compra de um terreno de 12 mil metros quadrados, na cidade de Tübingen, no qual pretende construir o campus. A mudança para o novo complexo de investigação está prevista para o final de 2022. Serão aproximadamente 700 especialistas a trabalhar em IA», afirmou Michael Bolle, CDO / CTO da Bosch.

Assim, além de laboratórios e escritórios, o campus oferecerá espaços nos quais startups e grupos externos de investigação relacionados com IA podem residir temporariamente e aéreas de acesso livre n para promover o intercâmbio entre especialistas do Cyber Valley, uma joint venture de investigação reúne parceiros da indústria, academia e política para impulsionar a pesquisa avançada em IA no estado alemão de Baden-Württemberg.

«No novo edifício, especialistas do Centro de Inteligência Artificial da Bosch (BCAI) vão trabalhar em projectos em conjunto com elementos de outras divisões da Bosch e até de startups. A forma como o campus foi pensado fomenta a troca de experiência e conhecimento”, esclareceu o responsável..

A Bosch está já a desenvolver investigação na área da inteligência artificial no sentido de a tornar segura, robusta e explicável. Muitas das soluções encontradas e desenvolvidas pela Bosch têm aplicações muito concretas para a indústria. Exemplo disso é o diagnóstico preditivo, que possibilita a previsão de avarias da máquina muito antes da falha ocorrer.