A Mastercard apresentou um novo serviço de open banking, um conjunto de soluções, aplicações e serviços para apoiar instituições financeiras e fintechs (ou third party providers – TPPs) em toda a Europa.
O Open Banking Solutions é composto por quatro soluções distintas: o Open Banking Connect que permite escala, resiliência e velocidade na ligação ao mercado das funcionalidades de open banking das instituições financeiras; o Open Banking Protect, verificação em tempo real do estado de registo das TPP, combinado com monitorização e alertas para reduzir a exposição à fraude e a outras responsabilidades; o Open Banking Resolve, um serviço centralizado de consulta e resolução de litígios para fornecer clareza, consistência e transparência; e o Serviços de Consultoria de Open Banking que oferece aconselhamento profissional e apoio prático para ajudar as instituições financeiras a definirem e executarem as suas estratégias de open banking.
A empresa revelou ainda que a componente de educação e sensibilização dos consumidores em torno dos benefícios potenciais do open banking será também fundamental no processo de adopção desta nova forma de prestar serviços financeiros.
Jim Wadsworth, SVP Open Banking na MasterCard, explicou como a empresa está a ajudar as instituições financeiras e TPPs a detectar oportunidades e desafios da nova economia API: «Com o Open Banking Solutions da Mastercard estamos em condições de entregar ao sector consultoria especializada, suporte tecnológico de ponta e respostas aos mais variados desafios, trazendo tranquilidade aos utilizadores finais, o que, por sua vez, apoiará a adopção do Open Banking».