MercadoNotícias

Lenovo regista resultados recorde com receita de 45,6 mil milhões de euros

A Lenovo anunciou resultados recorde no ano fiscal 18/19 com uma receita de 51 mil milhões de dólares, cerca de 45,6 mil milhões de euros, um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior.

© Wikimedia

As receitas e os lucros anunciados pela Lenovo foram transversais a todas as áreas de negócio pela primeira vez após aquisição da Motorola e do negócio de servidores x86.

A estratégia de transformação inteligente da marca assente numa visão focada no cliente conduziu a ganhos de 765 milhões de euros, receita antes dos impostos – com um crescimento de 459%, quatro vezes superior ao ano anterior.

Já ao nível do lucro líquido, este foi de 533 milhões, um aumento de 702 milhões de euros em relação ao ano passado.

O quarto trimestre teve um crescimento de dois dígitos, com um aumento de 10,1% anos após ano, correspondente a receitas de 10,45 mil milhões de euros.

Os ganhos antes de impostos foram de 160,8 milhões, acima de 389% YOY e o lucro líquido cresceu 261% em relação ao ano anterior, para 105,4 milhões.

As receitas do Intelligent Devices Group (IDG) aumentaram 9,9% e as receitas antes dos impostos mais do que duplicaram (109%) para 1,6 milhões de euros.  A divisão foi impulsionada pela estratégia Smart IoT.

Já a área de computadores e dispositivos inteligentes (PC and Smart Devices group – PCSD) reportou um receitas de 34,4 mil milhões de euros, com receitas antes dos impostos de  1,7 mil milhões. De acordo com a IDC, a Lenovo é líder e tem agora uma quota de mercado de 23,4%.

As receitas antes dos impostos da unidade de negócio Mobile Business Group (MBG)  cresceram para quase 415 milhões de euros e o Data Center Group (DCG) cresceu 37% com receitas recorde de 5,38 mil milhões. Este aumento é o maior desde que a empresa comprou o negócios de servidores x86 e o valor foi sobretudo conseguido devido ao sucesso das soluções de hyperscale e infra-estrutura definida por software.

Yang Yuanqing, chairman e CEO da Lenovo, explicou os motivos para o sucesso: «O sólido desempenho financeiro da Lenovo é o resultado da persistente execução da nossa estratégia de transformação. Numa altura de grandes mudanças globais – económicas, sociais e ambientais – continuamos a focar-nos na forma como podemos fazer uma transformação inteligente e capacitar os nossos muitos clientes em todo o mundo a fazer o mesmo com sucesso».