NacionalNotícias

Acredita Portugal inaugura incubadora em Vila Nova de Gaia

A Acredita Portugal inaugurou um novo projecto de incubação de indústrias criativas, empreendedorismo tecnológico e economia social em parceria com o município de Vila Nova de Gaia.

A incubadora está dividida em duas localizações e tem capacidade para apoiar um total de 75 projectos – 30 ligados às indústrias criativas e 45 ligados às novas tecnologias e à economia social.

O espaço da Acredita Portugal tem uma abrangência nacional, sustentada numa rede alargada de contactos e parceiros e numa visão única do apoio ao empreendedorismo, fruto de mais de uma década de experiência da instituição,  mas o objectivo passa também por implementar novas iniciativas com impacto na economia local.

Neste momento está já a decorrer um programa de apoio a ideias de negócio de pessoas em situação de desemprego, através de um protocolo assinado com o IEFP, e prevê-se a utilização de antigos espaços comerciais no concelho como montra e venda ao público de produtos desenvolvidos no âmbito de novos projectos incubados.

Fernando Fraga, director de inovação da Acredita Portugal, explicou que a incubadora quer «disponibilizar um espaço dedicado ao acompanhamento personalizado de novos projectos, assegurando a captação de investimento, o crescimento da equipa e a optimização do seu modelo de negócio».

Os empreendedores já se podem candidatar para a incubadora através do site da Acredita Portugal.

O evento de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues. O autarca participou também num debate em torno da temática do empreendedorismo social, em conjunto com o Filipe Almeida, presidente do Portugal Inovação Social, Karim Merali, CEO da Fundação Aga Khan, Pedro Ricardo Gomes, head of microfinance and social entrepreneurship do Banco Montepio, e Fernando Fraga.