A GTI assumiu-se como distribuidor multicloud. Investiu mais de um milhão de euros e apresentou em Madrid a sua estratégia baseada em Microsoft, IBM e Alibaba, com quem assinou um acordo exclusivo para Espanha e Portugal.
A dimensão do ecossistema de parceiros da GTI justificou o evento GTI Red que reuniu em Madrid cerca de duzentos clientes, fabricantes e partners da empresa e onde foram apresentadas as mais recentes tecnologias e serviços em segurança cibernética, infra-estrutura, produtividade, gestão e análise de dados. E confirmou a opção da empresa espanhola de ser claramente multicloud.
Durante o dia de abertura, Hugo Fernandez, CEO da GTI, e Roberto Alonso, director de negócios e cloud, analisaram o mercado e falaram sobre o seu portfólio de serviços.
Recentemente, a GTI transformou os seus negócios no mundo cloud e, para isso, investiu mais de um milhão de euros numa plataforma de agregação de serviços que permitiu que ela assumisse o contrato de Cloud Service Provider (CSP) da Microsoft, entre outros. «A GTI é o distribuidor com a melhor estratégia de serviços em nuvem no mercado espanhol e português, e isso é demonstrado pelos números, pelo nosso portfólio multicloud e pelos serviços que oferecemos em torno dele», disse Hugo Fernández.
«Desafio-vos a entrar no mundo cloud, se ainda não o fizeram», disse na sessão de apresentação. A falar para parceiros, o CEO garantiu que o comboio já está em marcha e há muito negócio para fazer. «Quem não abraçar o mundo da nuvem vai ter problemas porque todas as empresas estão a caminhar para lá, é lá que está o negócio».
Estratégia “tripartidária”
A GTI apresentou sua a estratégia multicloud, para a qual tem três fabricantes: Microsoft, IBM cloud e Alibaba Cloud, que é a última adição «exclusiva» para Portugal e Espanha do distribuidor.
A Alibaba Cloud, a subsidiária especializada em serviços de computação em nuvem da gigante chinesa de e-commerce Alibaba, é um dos três maiores fornecedores de IaaS do mundo, de acordo com dados da Gartner que a GTI exibe, e é também o maior fornecedor de serviços de nuvem pública na China, segundo a consultora IDC. Este acordo, que engloba igualmente Portugal, permite que a GTI ofereça uma gama de serviços em nuvem para os diferentes parceiros de IaaS que complementam o restante das soluções já geridas pelo distribuidor, ao mesmo tempo em que fornecem ao Alibaba Cloud uma entrada mais poderosa no canal ibérico.
Cloud é um caminho natural
Tradicionalmente, um fornecedor de software, a GTI teve na sua abordagem à nuvem um «caminho natural», disse Roberto Alonso, director de negócios e cloud. «Queremos seguir com a nossa especialização, com o nosso foco, queremos ter equipas especializadas para nos acompanhar nesta viagem à cloud».
A estratégia de Cloud Service Provider é obviamente diferente da abordagem “clássica” já que o parceiro trabalha mais numa base mensal, quer em termos de facturação, quer em termos de performance. «Isto abre-nos uma imensidão de oportunidades de upselling e crosseling, de podermos saber o que usam e o que necessitam. É uma autêntica batalha». Algo bastante destacado pelo responsável é que, nestes modelos mensais baseados em preço, há mais concorrência mas, ao mesmo tempo, abrem a oportunidade a que empresas de menor dimensão tenham acesso a serviços que antes não tinham. «O canal precisa de apoio e nós sabemos disso».
Também por isso, justificam a estratégia multicloud. «Queremos ser uma referência na multicloud e por isso temos de trabalhar com vários fabricantes. O mundo é multicloud, é o futuro e quem não for para a cloud, morre».
Paulo Rodrigues, country manager da GTI Portugal, presente no evento de Madrid, explicou à businessIT que os modelos de cloud, onde a facturação mensal assume o papel principal, é sobretudo altamente compreendida pelos financeiros, dada a sua mais fácil gestão. «É claro que para o fornecedor, para nós, implica trabalhar de uma forma muito mais consistente a fidelização do cliente, mas isso é um constante desafio, o que é excelente».
Espaço com 27 stands
No evento, a GTI conduziu ainda uma sessão com especialistas em que a Microsoft, a VMware, a Red Hat e a IBM partilharam os seus pontos de vista sobre a situação actual do mercado cloud e discutiram as últimas tendências e serviços. Além disso, pelas mãos da Microsoft, o principal parceiro colaborador do dia, os participantes descobriram todas as vantagens oferecidas pela plataforma Microsoft 365.
Numa área de exposição, a GTI apresentou 27 stands onde os principais fabricantes com quem trabalha mostraram as suas propostas.
Daniel Laguna, responsável de comunicação da GTI, esclareceu os jornalistas que este evento teve sobretudo a missão de mostrar aos parceiros o universo de oferta da empresa espanhola.
GTI galardoada pela Context
A GTI foi eleita ‘Distribuidor Especializado do Ano’ em Espanha e Portugal pela Context, após alcançar a maior pontuação, por parte de revendedores da Península Ibérica, na pesquisa ChannelWatch. Na edição de 2018, na qual participaram mais de onze mil revendedores de dezassete países de todo o mundo, são reflectidas informações detalhadas sobre os seus comportamentos, opiniões e atitudes.
Em comunicado de imprensa, a empresa explicou que os revendedores levaram a GTI ao primeiro lugar do canal de distribuição especializado em Espanha e Portugal, «graças à sua grande oferta de serviços e alto valor que oferece».
Entre as opiniões expressas pelos revendedores, destacam-se as do «extenso apoio técnico prestado pela equipa da GTI, uma das chaves da alta valorização concedida pelos participantes na maior votação online de revendedores do mundo».
Entre os serviços de alto valor que a GTI oferece ao canal, destaca-se a sua plataforma CSP auto-suficiente, «onde a GTI conta com uma ampla gama de soluções dos principais fornecedores, e que desfrutou de uma óptima recepção no canal de distribuição de Espanha e Portugal graças à fácil gestão de assinaturas a partir de um único serviço de facturação (mensal ou anual) e à flexibilidade e adaptação a necessidades específicas».