A NOS e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão realizaram uma parceria de cooperação com o objectivo de transformar o município numa smart city.
Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, e Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinaram o contrato que estabelece o compromisso de partilha de informação e de conhecimento, bem como a implementação de iniciativas conjuntas para agilizar a aplicação de soluções tecnológicas no âmbito da inteligência urbana.
A parceria irá permitir melhorar a qualidade de vida dos cidadãos que residem e/ou trabalham em no município do norte do país.
Através da parceria, o operador vai fornecer à autarquia uma solução global que corresponde a um centro de comando e controlo para gestão de ocorrências, totalmente equipado pela NOS, à instalação e activação de uma plataforma open source para a gestão urbana integrada e à interligação ao data center da empresa de telecomunicações.
Isto permitirá aos serviços da autarquia terem conhecimento detalhado sobre todos os locais e natureza específicos de ocorrências reportadas por funcionários e munícipes em tempo real, permitindo uma rápida intervenção e resolução do problema. Esta solução permite não só uma maior racionalização dos recursos humanos e físicos, mas também a maximização da eficiência operacional dos serviços municipais.
Segundo a NOS, a cooperação entre a operadora e a autarquia vai «alavancar a inovação tecnológica dos serviços municipais», nomeadamente nas áreas da mobilidade, colaboração, eficiência energética e processos, tornando a cidade «mais eficiente e próxima dos cidadãos», ao mesmo tempo que contribui para um «projecto consolidado de desenvolvimento local».
Manuel Ramalho Eanes, explica a estratégia da NOS no âmbito das cidades inteligentes: «Com projectos já implementados com sucesso nos municípios de Oeiras e Lagoa, com esta nova parceria com o município de Vila Nova de Famalicão, pretendemos dar continuidade à nossa missão de expansão da rede de smart cities em todo o país, aliando a robustez e convergência das nossas soluções à ambição das autarquias de agilizar o relacionamento com os cidadãos, melhorando a prestação dos seus serviços e a sustentabilidade dos seus recursos».