InternacionalNotícias

Dell EMC expande oferta de protecção e gestão de dados em ambientes multi-cloud

A Dell EMC anunciou a disponibilização de novos e melhorados recursos no seu portfólio de dispositivos de armazenamento de backups Data Domain e Integrated Data Protection Appliance (IDPA).

De acordo com a empresa, as soluções foram «desenhadas para oferecer às organizações uma real e maior flexibilidade e valor, graças à expansão da capacidade para ambientes com múltiplas clouds e a uma optimização do desempenho».

Os softwares Data Domain OS 6.2 e IDPA 2.3 oferecem agora aos clientes mais opções de escolha em termos de protecção de dados em clouds públicas, com maior suporte Cloud Tier para a Google Cloud Platform e Alibaba Cloud. Desta forma, garantem mais flexibilidade para retenção a longo-prazo.

Além disso, a nova Free-space Estimator Tool for Cloud Tier ajuda a assegurar uma gestão de capacidade mais eficiente e a reduzir os custos de armazenamento local e na cloud.

A Dell EMC expandiu ainda o seu ecossistema de suporte a fornecedores de cloud pública para Data Domain Virtual Edition (DD VE), que oferece protecção de dados definida por software a nível local e em clouds públicas para AWS GovCloud, Azure Government Cloud e Google Cloud Platform. As plataformas AWS S3 e Azure Hot Blob já são suportadas.

A expansão do ecossistema cloud com o previamente anunciado aumento de capacidade para DD VE – até 96TB por instância – garante que «os clientes usufruem do mesmo nível de protecção nos seus crescentes ambientes cloud que o oferecido pelas appliances Dell EMC que possuem internamente», indica a companhia.

A Dell EMC avança ainda que a solução Native Cloud Disaster Recovery está agora disponível em toda a família IDPA. Isto permite que os clientes transitem para um ambiente cloud com orquestração ponta a ponta, com custos mais reduzidos. Os clientes já não precisam de suportar as despesas e a gestão associadas à configuração e manutenção de um espaço secundário para disaster recovery.

Com esta expansão, todos os modelos Data Domain e IDPA suportam AWS, incluindo o VMware Cloud na AWS e o Microsoft Azure para Cloud Disaster Recovery.

Por outro lado, todas as appliances de protecção de dados oferecerem interfaces de utilização modernas e fáceis de gerir. Os administradores podem gerir facilmente várias appliances Data Domain e DD VE  a partir de uma única interface de utilização com o Data Domain Management Center.

As atualizações feitas à família IDPA oferecem agora um maior desempenho para Instant Access e Restore, com cache de dados melhorada que dá origem a até quatro vezes mais inputs/outputs por segundo, fornecendo até 40.000 IOPS com uma latência muito baixa de 20 milisegundos.

As appliances Data Domain oferecem restauros mais rápidos a partir de uma appliance local e recolhas mais rápidas a partir de clouds públicas. Graças a estes melhoramentos, as empresas podem restaurar os seus dados até duas vezes e meia mais rápido a partir da appliance Data Domain e recolher os dados até quatro vezes mais rápido da cloud para uma appliance Data Domain, permintindo responder a SLAs mais rigorosos.

Além das actualizações ao nível da cloud e do desempenho, o Data Domain DD3300, um dispositivo 2U especificamente desenhado para médias empresas e grandes empresas com escritórios remoto, foi também melhorado.

O equipamento oferece, agora, um modelo adicional com 8 TB que pode escalar e crescer no local para 32 TB.  O DD3300 vem equipado com recursos de rede mais rápidos com suporte para 10 GbE e opções de backup expandidas para VTL (Virtual Tape Libraries, bibliotecas de fitas virtuais) em Fibre Channel.

Beth Phalen, presidente de Data Protection na Dell EMC, explica a estratégia da empresa: «A Dell EMC está comprometida em fornecer inovação contínua ao nosso portfólio de protecção de dados que suporta e melhora a adopção de ambientes com múltiplas clouds».

A executiva refere ainda que as novas appliances «são poderosas, simples de gerir e facilitam a expansão para clouds públicas com recursos cloud nativos».