NacionalNotícias

Create IT vai abrir centro de I&D em Évora

A Create IT vai abrir centro de investigação e desenvolvimento (I&D) em Évora focado em competências de machine learning, gamification e analytics para aplicação em soluções cloud.

As soluções desenvolvidas no novo centro da empresa portuguesa, que irá abrir até ainda este mês, vão ser destinadas a revendedores e distribuidores cloud e com capacidades de avaliação e predição. De acordo com a Create IT, essa é a grade aposta e a principal « vantagem-competitiva» da nova unidade.

Entre as inovações a serem desenvolvidas, destacam-se os mecanismos que suportem elevadas cargas e escalabilidade, permitindo diminuir drasticamente os tempos de aprovisionamento e de extracção e análise dos dados; soluções inteligentes de recomendação e simulação com base em business analytics, machine learning e Big Data, permitindo aos fornecedores de nuvem conhecer melhor os clientes, reagir em antecipação, e ajudá-los na escolha dos serviços mais indicados para o seu cenário.

Além disso irão ser desenvolvidos serviços com base em gamification para que revendedores e distribuidores ajudem os seus clientes a fazer uma utilização completa dos serviços contratados.

As competências e soluções previstas para o centro de I&D serão efetuadas em parceria com a Universidade de Évora e a sede estará localizada nas instalações da EvoraTech.

No que respeita às geografias alvo das novas soluções, no modelo SaaS a abrangência será global, ou seja, destina-se a empresas com operações nos 5 continentes. Já no modelo de serviços, que tipicamente implica um maior nível de proximidade, a aposta será na Europa Ocidental, nomeadamente Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Irlanda.

Nuno Guerra, CEO da Create IT, revela o objectivo do novo centro e como este vai ajudar as organizações: «aproveitar o enorme potencial do capital humano existente no nosso país para criar produtos inovadores que permitam democratizar o acesso a tecnologias de ponta, focadas em dar o ‘extra-mile’ que as empresas precisam para ser mais eficientes e tomar melhores decisões».