MercadoNotícias

IBM compra Red Hat por 29,8 mil milhões de euros

A IBM anunciou a compra uma das maiores empresas de open source para fazer frente aos gigantes da cloud Google, Amazon e Microsoft.

O valor da aquisição da Red Hat foi de 34 mil milhões de dólares, cerca de 29,8 milhões de euros, e acrescenta ao portfólio da IBM mais valências em software de código aberto, transformando-a num dos principais players em Linux e cloud híbrida.

A IBM pretende manter a sede, instalações e marcas da Red Hat e as parcerias das empresas, incluindo as com fornecedores de serviços cloud, como a Amazon, Microsoft Azure, Google Cloud, Alibaba e outras, deverão permanecer activas.

«A aquisição da Red Hat é um “game changer”. Vai alterar tudo no mercado cloud», indicou, em comunicado, Ginni Rometty, presidente e CEO da IBM. Com a compra, «a IBM vai tornar-se a fornecedora de cloud híbrida número 1 do mundo, oferecendo às empresas a única solução de cloud aberta que irá trazer mais valor aos negócios», acrescentou.

«Unir forças com a IBM vai proporcionar-nos uma maior de escala, recursos e capacidades para acelerar o impacto do código aberto como base para a transformação digital e levar a Red Hat a um público ainda maior – preservando a nossa cultura única e compromisso inabalável com a inovação de código aberto», disse Jim Whitehurst, CEO da Red Hat, no mesmo comunicado.

A Red Hat vai operar como uma unidade separada dentro da área de cloud híbrida da IBM e continuará a ser liderada por Jim Whitehurst que irá juntar-se à equipa de gestão da IBM e reportará a Ginni Rometty.

A aquisição foi aprovada pelos conselhos de administração da IBM e da Red Hat mas está ainda sujeita à aprovação dos acionistas da empresa de open source.