Empreendedorismo

Solução portuguesa ajuda fábricas a serem mais eficientes

A Prodsmart disponibiliza uma plataforma que permite ter visibilidade sobre toda a cadeia produtiva e optimiza as linhas de produção nas fábricas.

A solução da startup portuguesa serve para «gerir a produção de uma fábrica, ou seja, recolher informação no chão-de-fábrica através de dispositivos móveis, processar esses dados e gerar informação que seja acessível à gestão e útil nos processos de tomada de decisão que diariamente têm que fazer», explica à businessIT, Gonçalo Fortes, CEO e co-fundador da Prodsmart.

O empresário é filho de um industrial e, como tal, cresceu nesse ambiente e, assim, a ideia para criar uma plataforma para ajudar as fábricas a serem mais eficientes surgiu naturalmente. «Na fábrica do meu pai apercebi-me de uma série de problemas existentes que vinham da falta de controlo e da utilização de papel. Estava a estudar engenharia informática no técnico e comecei a desenvolver uma solução que se ajustasse à fábrica», revela o responsável. Depois juntou-se a Samuel Martins, actual CTO da empresa, e, em conjunto, decidiram criar «uma solução que pudesse ser comercializada e utilizada em mais fábricas no mundo inteiro, uma vez que os problemas são praticamente os mesmos em todo o setor», acrescenta.

Ajudar na transformação digital da indústria

Gonçalo Fortes indica que a «solução é muito versátil por ser altamente parametrizável pelos clientes». Assim está presente em diversos sectores, desde «a indústria metalomecânica ao têxtil, passando pela indústria automóvel ou dos moldes» indica o executivo. Sobre que tipos de indústrias procuram mais a Prodsmart, o CEO indica que são várias: «Temos clientes nas mais variadíssimas áreas de negócio. No entanto, notamos uma grande procura por partes de empresas com elevados critérios de qualidade e necessidades de rastreabilidade, como é o caso das empresas da indústria médica ou alimentar».

Além da solução, a startup disponibiliza ainda um Kit Fábrica Digital, uma espécie de ‘starter pack’ para as fábricas iniciarem a transformação digital, além de serviços de consultoria.

A Prodsmart conseguiu, este ano, um financiamento de 1,2 milhões de euros que serviu para reforçar a equipa com o objectivo de oferecer um produto cada vez melhor aos seus clientes.

Solução escalável e inovadora

O co-fundador acredita que há diversos parâmetros que diferenciam a solução da startup de outras plataformas existentes no mercado, como o facto de a recolha de dados ser «feita directamente no chão-de-fábrica e em dispositivos móveis, o que nem todos os softwares permitem», não ter um «custo inicial de instalação nem aquisição da solução» mas sim «um pagamento mensal que varia conforme as funcionalidades e o número de utilizadores necessários» e ter uma «equipa de desenvolvimento muito especializada, cuja a única preocupação é aprimorar solução de acordo com o que são as mudanças na indústria e o feedback dos clientes».

Mas não menos importante diz o empreendedor é a estrutura: «Quando fecham negócio connosco, passam a contar com a equipa de desenvolvimento que já falei, uma equipa de customer success que acompanha todos os clientes no seu trabalho diário e uma equipa de suporte que está à distância de uma mensagem de chat ou e-mail e que pode ajudar a esclarecer dúvidas ou resolver problemas».

Uma referência no mercado

A Prodsmart começou no mercado português mas conta já com presença nos EUA, Reino Unido e na América Latina e as suas perspectivas são de crescimento nos próximos anos refere o responsável da startup: «Somos uma empresa com uma ambição global desde a nossa génese, pelo que as perspectivas são sempre baseadas em crescer».

Gonçalo Fortes esclarece que a ideia é mesmo serem «uma referência mundial na gestão da produção» e «a empresa que revolucionou a forma como as fábricas adquirem software e melhoram os seus processos».