Publicações recentes
Redes sociais:
HomeNotíciasNacionalAgap2IT e INE fazem parceria para Testes Censos 2018

Agap2IT e INE fazem parceria para Testes Censos 2018

inovação, projectos

A unidade Solutions Delivery da agap2IT foi selecionada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para ser o parceiro tecnológico dos Testes Censos 2018.

Com vista à introdução de melhorias para os Censos de 2021, o INE decidiu introduzir novos elementos de transformação digital capazes de trazer ganhos na operacionalização e controlo deste processo de recolha de informação.

A implementação passou por identificar junto do Departamento de Metodologia e Sistemas de Informação e do Gabinete dos Censos 2021 a definição de funcionalidades a contemplar no questionário online para resposta pelos cidadãos, backoffice de gestão e controlo da operação, assim como o desenvolvimento de uma aplicação móvel para utilização pelos recenseadores no controlo e apoio da operação no terreno, integrada com solução geográfica ArcGIS da ESRI.

O projeto envolveu uma equipa de dez consultores nas áreas de gestão de projecto, análise funcional, arquitectura, desenvolvimento web e mobile, testes, qualidade e formação, tendo sido desenvolvido em tecnologias Microsoft (C#, ASP.NET, MVC e Xamarin Native) assentes em serviço cloud Azure.

A intervenção desenvolvida trouxe a novidade da criação de uma aplicação mobile a ser utilizada pelo recenseador, possibilitando criar e alterar o posicionamento de edifícios no mapa apresentado, identificar metas de validação ao questionário e atribuir aos cidadãos novas cartas PIN de acesso a questionário online. A aplicação pode funcionar desligada da rede de dados ou wifi.

O facto de todos os componentes Microsoft Azure  se encontrarem alojados em regime de App as a Service ou Database as a Service, garante uma escalabilidade automática à medida da sua utilização.

O Testes Censos 2018 envolveu um total de 7 freguesias, incluindo as regiões autónomas dos Açores e Madeira, num total de cerca de 20 mil alojamentos, 35 mil residentes e 10 mil edifícios.

Para Ricardo Amado, Diretor Solutions Delivery na agap2IT, «a intervenção no âmbito da transformação digital mantém-se como parte fundamental do ADN da agap2IT e associamos permanentemente metas de integração de sinergias estratégicas ao desenvolvimento de projetos complexos e inovadores».

«A parceria estabelecida com o INE possibilita encarar um processo de elevada dimensão e complexidade, bem como de enorme importância no contexto nacional, do ponto de vista de processos mais ágeis e eficazes e de melhoria da informação conseguida», acrescentou o executivo.

 

Por

[email protected]

Fã de tecnologia, gosta especialmente de tudo o que esteja relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo Star Wars.