InternacionalNacionalNotícias

Governo Britânico premiou investimento português no Reino Unido

O Governo Britânico distinguiu ontem 15 empresas portuguesas que investiram no Reino Unido e 12 britânicas que desenvolvem com sucesso a sua atividade no mercado português.

Os DIT Business Awards homenageiam empresas portuguesas e britânicas e celebram as relações bilaterais estratégicas de comércio e investimento entre os dois países e, este ano, celebraram a sua 10ª edição.

Andrew Mitchell, Comissário para o Comércio na Europa, realizou a entrega dos prémios em representação do Governo Britânico juntamente com o Embaixador Britânico em Portugal, Christopher Sainty, na cerimónia que decorreu na Residência Oficial do Embaixador Britânico em Lisboa, e que contou com a presença dos mais altos representantes das empresas galardoadas.

Em 2008, na primeira edição deste evento, 7 empresas portuguesas foram premiadas pelo investimento direto no mercado Britânico. Dez anos depois, são mais de uma centena as empresas portuguesas implementadas no Reino Unido que contaram com o apoio da equipa de investimento (DIT) da Embaixada Britânica em Lisboa. Nos últimos 2 anos, a equipa apoiou até à meta final 39 projetos de investimento, que resultaram no estabelecimento de empresas portuguesas no Reino Unido e/ou na expansão das suas operações neste mercado, o que representa um plano de investimento global de cerca de 166,4 milhões de euros e a criação de 738 novos postos de trabalho.

Relativamente às empresas portuguesas, a categoria International Expansion premiou a Bial, a Brand Image, a Casais, a Dognædis, a Flyfordgest, a Frato, a Gema Digital, a Glintt, a Infosistema, a Novabase e a Youzz. A categoria Investment Growth distinguiu a Critical Software, a Celfinet, o Grupo Petrotec e a Telcabo.

Foram ainda distinguidas 12 empresas britânicas a operar em Portugal que se têm pautado pelo sucesso e pelo contributo para a agenda de crescimento económico do governo britânico, algumas das quais com investimento direto em Portugal. Estas empresas fazem parte de um grupo alargado de organizações apoiadas pelo DIT em Lisboa nos últimos 2 anos, que somam entre si um volume estimado de cerca de 367,2 milhões de euros em transações comerciais de produtos e serviços nos mais diversos sectores.

Neste âmbito foram premiadas a AstraZeneca, o Barclays, a Colt, o Global Reach Group e a Leonardo Helicopters na categoria Export Growth, com a Coates Global, o Frontier IP Group, a Severn Lamb e a TVAC a ser distinguidas na categoria New to Market.
Premiando o investimento direto, a Cohort recebeu o prémio de Overseas Investment e a categoria Overseas Investment and Export Growth galardoou a Claranet e o WElink Group.