InternacionalNotícias

Lenovo apresenta soluções de IA para diversos sectores

A Lenovo anunciou esta semana, no evento anual Tech World em Pequim, uma série de novos produtos, parcerias e soluções, desenhadas para clientes da área empresarial de vários setores.

As soluções inteligentes para cidades, casas e carros vão transformar as nossas vidas mas a inteligência artificial (IA) vai ser nas indústrias verticais comerciais, com uma maior promessa nas indústrias de manufatura, manutenção industrial, assistência médica, educação e retalho, que a tecnologia vai ter maior impacto.

Desta forma, a Lenovo apresentou a Unmanned Store em que é possível entrar numa loja e agarrar os itens de forma automática, sem utilizar uma caixa ou cartão de crédito.

Na área da saúde, o sistema E-Health da Lenovo usa algoritmos de aprendizagem profunda com a poderosa plataforma de computação LiCO e a experiência de médicos profissionais para diagnosticar doenças como tumores no fígado.

A marca chinesa é também cofundadora do Laboratório Nacional de Engenharia de Tecnologia de Aplicação de Big Data Médica da China e está a trabalhar em colaboração com os principais hospitais chineses, incluindo o Hospital Shougang da Universidade de Pequim como condutor do projeto E-Health. Cada vez com mais dados médicos a chegar, os algoritmos estão numa permanente para aperfeiçoar a precisão do diagnóstico.

A Lenovo HoloTable, um ecrã holográfico interactivo baseado em gestos, mostra o processo de reconstrução de um fígado através de um holograma 3D com o objetivo de ajudar os médicos a planear melhor as cirurgias. Enquanto projeto-piloto, a fabricante continua a trabalhar com hospitais para levar este tipo de tecnologia a cenários reais de tratamento médico.

Também na Tech World 2018, a Lenovo lançou a plataforma daystar e a stARkit SDK para encorajar os programadores a criarem aplicações que ajudem os clientes comerciais a usar Smart Glasses impulsionados por realidade aumentada (RA) com o objetivo de melhorar os negócios. A plataforma daystar, o Kit programador stARkit e o sistema operativo incluem: stARkit-Device, stARkit-Cloud, software daystAR, stARemote, and stARview.