MercadoNotícias

TomTom estabelece parceria com rideOS

A TomTom anunciou que os seus dados históricos e em tempo real de trânsito, perfis de velocidade e elementos de mapas, vão ser integrados na plataforma inovadora de mapeamento para carros autónomos da rideOS, que ajuda estes veículos a melhorarem a sua análise preditiva.

A rideOS desenvolveu uma plataforma que sintetiza, gere e distribui dados de segurança críticos e rotas para qualquer tipo de transporte. Este serviço mostra-se crucial num futuro onde vários meios de transporte, desde os operados por humanos aos totalmente autónomos, vão partilhar as mesmas estradas.

Através desta parceria, os serviços da rideOS vão tornar-se compatíveis com os Mapas de Alta Definição da TomTom, permitindo às duas empresas explorar várias oportunidades conjuntas.

O componente de trânsito da plataforma da rideOS é agora fornecido pela TomTom, através de OpenLR, um projeto open source que providencia referências de localização dinâmicas, para permitir uma troca de dados confiável.

«O futuro da condução autónoma está dependente das tecnologias de navegação e mapeamento. Mapas HD, dados de trânsito em tempo real e históricos, informação proveniente dos sensores dos veículos e muitos outros aspetos, devem ser filtrados e coordenados a partir de um determinado ponto, como a plataforma da rideOS, para que consigamos que veículos autónomos e conduzidos por humanos viagem lado a lado nas estradas», afirma Anders Truelsen, Managing Director da TomTom Enterprise.

«Trabalhar com a TomTom garante-nos que a rideOS dispõe de dados precisos, tornando a nossa plataforma na mais fiável para veículos autónomos», comenta Chris Blumenberg, CTOe cofundador da rideOS.

«Não só a TomTom é um parceiro de confiança que partilha da nossa visão de futuro, como também nos fornece dados de trânsito em tempo real com a melhor qualidade possível, para integração na nossa plataforma», conclui.

A TomTom dispõe de atualizações de trânsito em tempo real provenientes de 500 milhões de pontos de dados em todo o mundo, através de um processo anónimo e mutuamente benéfico.