Reportagem

Um festival que pensa nas carreiras e não apenas nos empregos

A Landing.jobs organizou, pelo quarto ano consecutivo, o seu evento anual dedicado às carreiras na área das tecnologias. 

Durante dois dias, Landing Festival reuniu no Pavilhão de Portugal alguns dos maiores especialistas de recrutamento, TIC e empresas que aproveitaram a presença dos talentos para conseguirem assegurar novas contratações. 

A visão da startup é ter um evento que ajude os «profissionais de tecnologia com as suas carreiras» dado que «essa gestão já não é exclusiva dos departamentos de RH, agora é também das próprias pessoas» como salientou Pedro Oliveira, co-fundador da Landing.jobs, na abertura do festival.

O responsável referiu que espera dar «aos profissionais as ferramentas necessárias para estes gerirem e tomarem as melhores decisões sobre as suas carreiras», sendo uma delas a plataforma Landing.jobs.

Sobre a problemática da falta de recursos TIC em Portugal, o COO da empresa de recrutamento destacou o que está a ser feito na capital portuguesa. «A cidade de Lisboa, através da Câmara Municipal, está a começar a preocupar-se em atrair talentos e a criar políticas nesse sentido» e isso será vital para o «futuro das empresas» da região.

Mas o engenheiro informático alertou que não basta Lisboa, este género de iniciativas deve acontecer em todo o País mas, para além de conservar talento, é «também necessário atrair profissionais de fora». E o Landing Festival quer ajudar em ambas as tarefas.

Um dos principais oradores da conferência foi Harold Jarcher que, além da keynote, fez igualmente um workshop sobre desenvolvimento de carreiras e uma expert session em que um pequeno grupo de participantes teve a oportunidade de saber mais sobre o trabalho deste consultor. O executivo falou de como a «internet está a mudar a forma como se aprende e trabalha» mas também «a ligar as pessoas».

Harold Jarcher é categórico em classificar a importância das relações com as pessoas: «quanto melhor for a nossa rede de ligações, melhores profissionais seremos».

A mensagem deixada pelo consultor é de que o futuro da aprendizagem e do trabalho reside exactamente nestas conexões entre pessoas que se entre-ajudam. «Só através da pertença a uma comunidade que partilha a prática de algo, seja skate, seja código, é possível evoluir as capacidades técnicas nessa actividade», concluiu.

Mas o Landing Festival é mais que uma conferência, é a partilha de conteúdos, sabedoria e experiência entre os participantes e este ano contou com a participação da Bosch, Volkswagen, Zalando, Virtualeap, Adobe, Apple, Aptoide, Sky, Onfido, Xing, DefinedCrowd, entre outros.

O evento teve ainda uma job fair em que foi possível aos profissionais e estudantes de tecnologia conhecer recrutadores e trabalhadores tech das empresas presentes e finalizou, como já é habitual, com o icónico passeio de barco pelo rio Tejo.