NacionalNotícias

Soluções de blockchain conquistam empresas nacionais

Blockchain

A Aliança Portuguesa de Blockchain anuncia que as equipas portuguesas apresentaram inúmeros projectos inovadores nos desafios da Abreu Advogados, EMEL e BCSD com capacidade para serem desenvolvidos quer no mercado nacional, quer internacional.

O Abreu Advogados Smart Contract Challenge e o EMEL Mobility Challenge entraram na terceira e última fase do desafio. Ao mesmo tempo, o BCSD Sustainability Challenge entrou na sua segunda fase.

O primeiro desafio tem como objectivo tornar o desenvolvimento de contratos e processos legais mais eficientes e capazes de suportar novos modelos de utilização.

Já o desafio da EMEL tem foco na interligação dos registos de propriedade automóvel numa determinada área de influência e os registos de dísticos da EMEL para a mesma área de influência. A empresa acredita que casos de uso fazem todo o sentido e que será muito benéfico para a EMEL.

Quanto ao Challenge da BCSD Portugal recebeu propostas que desenvolvem a criação de uma plataforma online através da qual os consumidores poderão aceder à informação relacionada com a pegada de carbono de um determinado produto,

Rui Serapicos da Aliança Portuguesa de Blockchain refere que «as propostas que têm sido apresentadas e desenvolvidas nos vários Challenges promovidos pela Aliança e pelos seus parceiros têm uma qualidade enorme e contam com uma grande exequibilidade».

«Cada uma das soluções tem os seus desafios e estamos confiantes que as equipas os vão conseguir ultrapassar na próxima fase», acrescenta o executivo.

Os dois desafios que estão mais avançados vão já apresentar no final de Setembro a sua solução ao júri do Challenge correspondente. De seguida, o mesmo irá avaliar as soluções apresentadas e escolher as finalistas que posteriormente irão demonstrar as suas ideias na Conferência de Blockchain da Aliança,  que se realiza no dia 12 de Novembro, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.