InternacionalNotícias

NEC vai fornecer estações base 5G à NTT DOCOMO

A NEC anunciou um acordo com a NTT DOCOMO para fornecer unidades de controlo para estações base 5G que visa a comercialização de serviços da rede móvel do futuro.

A NEC está a efetuar desenvolvimentos para permitir que equipamentos de comunicações existentes, como equipamento de estações base de alta densidade, sejam totalmente compatíveis com 5G sendo esta a base da parceria com o operador japonês que pretende lançar serviços baseados em 5G já em 2020.

Os equipamentos de estação base de alta densidade que a NEC começou a fornecer em Fevereiro de 2015 já são compatíveis com a avançada arquitetura de Rede de Acesso Rádio Centralizada (C-RAN) adotada pela DOCOMO está agora a ser utilizado como unidade de controlo de estação base. Os mesmos foram atualizados ao nível do software para suportarem LTE-Advanced e 5G para que a taxa de substituição de hardware seja mínima.

Com a coexistência entre os serviços LTE / LTE-Advanced e 5G, a NEC contribuirá para a realização de uma rede que responde à procura por diferentes tipos de serviços.

«A DOCOMO pretende implementar e expandir os seus serviços comerciais 5G de forma eficiente, maximizando o uso dos equipamentos de comunicação hoje existentes», afirmou Hiroshi Nakamura, Vice-Presidente Executivo, CTO e Membro do Conselho de Administração da NTT DOCOMO.

«Este acordo com a NEC está alinhado com essa política e temos a expetativa de que faça uma contribuição significativa para os nossos serviços 5G. No futuro, a DOCOMO irá acelerar a cocriação de novos serviços e negócios com parceiros verticais da indústria», acrescentou o executivo.

«Juntos, estamos a trabalhar para cocriar serviços e casos de uso de muito alta velocidade e alta capacidade, incluindo diagnósticos remotos e segurança avançada, que combinam o 5G com as mais recentes TIC» disse Atsuo Kawamura, Vice-presidente executivo da NEC Corporation.