MercadoNotícias

Bosch lança soluções para facilitar o transporte de cargas

A Bosch vai apresentar durante a 67ª IAA Commercial Vehicles, em Hannover, novas tecnologia de automatização, conectividade e eletrificação para melhorar a eficiência e a segurança na logística.

Entre os novos serviços destaques para os novos serviços conectados facilitam a vida de motoristas e especialistas em logística como a plataforma de conectividade para serviços baseados na cloud que ligam veículos comerciais, fornecendo a base tecnológica para serviços como diagnósticos preditivos e atualizações de software over-the-air.

Outros dos serviços que apesar de não ser novo foi melhorado, é o eletronic horizon. O horizonte electrónico vai tornar-se mais inteligente a cada viagem. o serviço é baseado em mapas de alta definição com dados topográficos para a rota a percorrer. A gestão do motor e da transmissão toma esses dados em consideração para selecionar a estratégia de condução mais eficiente e reduzir ainda mais o consumo.

Já o Transport Data Logger da Bosch fornece as respostas e torna a cadeia de fornecimento de mercadorias transparente. Medindo cerca de 10 centímetros quadrados, a pequena caixa com sensores integrados monitoriza o transporte de mercadorias sensíveis e mede a temperatura, humidade, inclinação e situações de colisão durante o transporte. Os valores medidos são exibidos numa aplicação para smartphone ou tablet e documentados. Se determinados valores forem excedidos, a aplicação accionará um alarme e os possíveis danos às mercadorias poderão ser detectados identificando a origem da causa.

Soluções de segurança em destaque

Além disso, em Hannover estarão em evidência soluções que melhoram a segurança dos veículos comerciais tais como espelhos retrovisores digitais com um sistema de câmaras de espelho digital desenvolvido pela Bosch e pela Mekra Lang, que substituirão os tradicionais espelhos laterais, aumentando a tracção e reduzindo o consumo de combustível em 2%. As imagens das câmaras são exibidas em tempo real nos monitores de alta resolução da cabine do motorista.

Os sistemas de assistência ao condutor tais como avisos de mudança de direcção, reconhecimento de ângulos mortos, travagem de emergência previsível e assistência de faixa. Por exemplo, sensores de radar detectam a travessia de peões e ciclistas em tempo real e alertam os motoristas de uma colisão iminente, permitindo que estes travem ou evitem um acidente atempadamente.

Outras das soluções a serem desenvolvidas são no domínio da electrificação como o desenvolvimento de veículos elétricos leves de duas, três ou quatro rodas de carga com cadeia sinemática de 48volts e bicicletas e-cargo para entregas em cidades.

Estes são apenas algumas das soluções em que a Bosch está a trabalhar mas são muitos mais os serviços que irão estar disponíveis para trazer maior segurança mas também maior conforto para todos os lidam com transporte comerciais e de cargas.