AgendaNacionalNotícias

Data science e inteligência artificial vão estar em destaque no INSIGHTS 2018

A Data Science Portuguese Association (DSPA) vai organizar a sua primeira conferência internacional nos dias 6 e 7 de Setembro. O INSIGHTS 2018 vai acontecer na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa.

O evento vai reunir especialistas das áreas de data science e inteligência artificial (IA) e abordar tecnologias inovadoras, assim como, exemplos práticos de utilização no mundo real destas áreas.

O INSIGHTS 2018 vai ainda debater os principais desafios, oportunidades e preocupações relacionados com a ciência dos dados e apresentar ao mercado nacional e internacional a DPSA. A conferência será constituída por diversos painéis, sessões temáticas, casos de sucesso e palestras técnicas.

Entre os oradores convidados já confirmados, destacam-se Cortnei Abercrombie, fundadora da plataforma AI Truth que se dedica ao empowerment das pessoas com vista ao melhor entendimento, envolvimento e ação em domínios da inteligência artificial, e o Prof. Soares de Andrade Jr., professor e investigador no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará.

«O data science assume um papel cada vez mais relevante na transformação das pessoas, da sociedade e da economia. Não sendo uma área propriamente nova em termos conceptuais, a verdade é que o desenvolvimento tecnológico tem dado origem não apenas à criação de um maior volume de dados a todos os níveis e em todas as áreas, mas também ao aumento exponencial da capacidade computacional dos dados que vão sendo gerados. É o valor do do cruzamento de ambos que tem permitido o reconhecimento crescente da relevância do Data Science, e é esta, pela sua criticidade e impacto em diversos domínios, que debateremos nesta nossa 1ª Conferência Internacional, que terá uma periodicidade anual», refere Fernando Matos, Presidente da Direção da DSPA.

Mafalda Freire
Fã de tecnologia, gosta especialmente de tudo o que esteja relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo Star Wars.