AgendaNacionalNotícias

Data science e inteligência artificial vão estar em destaque no INSIGHTS 2018

A Data Science Portuguese Association (DSPA) vai organizar a sua primeira conferência internacional nos dias 6 e 7 de Setembro. O INSIGHTS 2018 vai acontecer na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa.

O evento vai reunir especialistas das áreas de data science e inteligência artificial (IA) e abordar tecnologias inovadoras, assim como, exemplos práticos de utilização no mundo real destas áreas.

O INSIGHTS 2018 vai ainda debater os principais desafios, oportunidades e preocupações relacionados com a ciência dos dados e apresentar ao mercado nacional e internacional a DPSA. A conferência será constituída por diversos painéis, sessões temáticas, casos de sucesso e palestras técnicas.

Entre os oradores convidados já confirmados, destacam-se Cortnei Abercrombie, fundadora da plataforma AI Truth que se dedica ao empowerment das pessoas com vista ao melhor entendimento, envolvimento e ação em domínios da inteligência artificial, e o Prof. Soares de Andrade Jr., professor e investigador no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará.

«O data science assume um papel cada vez mais relevante na transformação das pessoas, da sociedade e da economia. Não sendo uma área propriamente nova em termos conceptuais, a verdade é que o desenvolvimento tecnológico tem dado origem não apenas à criação de um maior volume de dados a todos os níveis e em todas as áreas, mas também ao aumento exponencial da capacidade computacional dos dados que vão sendo gerados. É o valor do do cruzamento de ambos que tem permitido o reconhecimento crescente da relevância do Data Science, e é esta, pela sua criticidade e impacto em diversos domínios, que debateremos nesta nossa 1ª Conferência Internacional, que terá uma periodicidade anual», refere Fernando Matos, Presidente da Direção da DSPA.