A Fordesi implementou a sua solução IP4Log na Infraestruturas de Portugal (IP), o que permitiu modernizar a gestão de terminais multimodais de mercadorias da Bobadela e Leixões.
O IP4Log dialoga com os sistemas dos agentes logísticos, tendo desmaterializado processos como a receção e o envio de documentação das cargas. Além disso, a solução agilizou a disponibilidade e integração da comunicação entre os vários intervenientes envolvidos setor e recebe instruções de todos os stakeholders, incluindo as alfândegas, 24h por dia.
A IP procurava uma solução que conseguisse agilizar os processos logísticos dos seus terminais multimodais de mercadorias: as portarias rodoviárias, a expedição rodoviária e ferroviária e o parqueamento de mercadorias, e que, simultaneamente, fosse de encontro, de forma inovadora, às necessidades dos diversos stakeholders, permitindo integrar a informação dispersa por toda a cadeia logística e de transporte.
O IP4Log é um hub multimodal que suporta, de forma integrada, os processos logísticos e de transporte, portarias, documentação, processos alfandegários e faturação. A plataforma faz a integração com os sistemas dos parceiros externos, como a JUP/JUL do Porto de Sines, o operador ferróviario Medway e com o SAP da IP para a faturação automática.
A solução permite que, num único portal de serviços, clientes, agentes, despachantes, transportadores e alfândegas troquem toda a informação de que necessitam para agilizar os seus processos logísticos dos terminais da IP. Isto garante a rapidez e a desmaterialização dos processos, agilizando o atendimento nas portarias e a carga e descarga de comboios, suportando pré-autorizações online e o tratamento automático dos processos documentais entre os vários stakeholders, mitigando erros humanos e pontos únicos de falha.
Só em 2018, são já 111 as empresas registadas na plataforma, sendo que 25% são agentes e 75% transportadores. O tempo de atendimento na portaria reduziu-se a um mínimo de 2 a 5 minutos e o número de e-mails trocados com os clientes e operadores de transporte decaiu 83%.
Num horário de atendimento 24×7, essencialmente telefónico e online, foram feitas cerca de 14 mil reservas e autorizações de levante online, sem qualquer recurso a e-mails. Foram ainda processados, aproximadamente, 7.000 contentores por mês para carga e descarga.
«Esta implementação permitiu ganhos efetivos de eficiência, assumindo-se como uma ferramenta de excelência no tratamento da gestão rodoferroviária da cadeia logística do transporte de contentores, numa perspetiva de melhoria contínua», sublinha João Silva, Diretor do Departamento de Exploração de Terminais, da Infraestruturas de Portugal.