NacionalNotícias

Ordem dos Advogados inova com solução segura de voto eletrónico

A AskBlue, em parceria com a Scytl implementou uma solução avançada de voto eletrónico para as eleições do Congresso da Ordem dos Advogados (OA).

Com o novo processo de voto, é possível aos advogados elegerem o bastonário votando a partir de qualquer dispositivo (computador, tablet ou smartphone), estimulando a participação nacional e demonstrando como a Ordem está num verdadeiro processo de transformação digital. Com este método, a OA assegura em simultâneo a integridade e segurança de um processo habitualmente realizado por via presencial.

A solução implementada pela consultora portuguesa é suportada no produto Scytl Online Voting e oferece medidas de segurança físicas e lógicas através de um protocolo criptográfico único e patenteado que garante a privacidade dos eleitores e o segredo do voto. A segurança da solução passa pela utilização de chaves digitais e privadas e pela capacidade integradora da plataforma ao agregar sete Assembleias de voto com listas distintas de candidatos. Dado o carácter pioneiro e inovador da utilização do voto electrónico foi ainda criado um centro de operações para esclarecer qualquer questão levantada quanto ao processo de votação.

De acordo com o Bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo, «a utilização da solução foi uma agradável surpresa, pela facilidade e adesão registada ao voto electrónico. Foi uma excelente experiência e permitiu prepararmo-nos melhor para que as próximas eleições aos órgão sociais venham a ser um sucesso».

Já Ana Rosado, partner da AskBlue e responsável pela consultoria tecnológica, avança que: «estabelecemos uma parceria de Excelência com uma empresa líder e pioneira nesta área. O voto eletrónico tem o forte potencial de aproximar cidadãos e organizações, contribuindo para
sociedades mais inclusivas e esclarecidas. Do ponto de vista tecnológico, é uma solução sofisticada que demonstra a capacidade das equipas da AskBlue para lidar com os mais diversos cenários e tecnologias».

Em relação à verificabilidade e auditabilidade do eleitor, a Scytl Online Voting implementa um mecanismo exclusivo e patenteado, chamado de recibo de votação, que permite aos eleitores verificarem de forma anónima que o seu voto foi registado pelo sistema. O sistema de votação online da Scytl foi auditado e certificado por Governos de todo o mundo que verificaram e aprovaram o uso do voto online Scytl em eleições reais. Entre as vantagens desta solução está a flexibilidade de configuração para utilização em diversos tipos de eleição, transformando-a num veículo de modernização eleitoral fiável para clientes, seja no setor público, seja no privado.