InternacionalNacionalNotícias

Saphety e Teleflex fazem parceria em projeto de EDI no setor da saúde

inovação, projectos

A Saphety e a Teleflex Portugal e Espanha vão trabalhar em conjunto na desmaterialização dos documentos comerciais de 7 hospitais na Península Ibérica.

A empresa portuguesa viu a sua candidatura ao programa Connecting Europe Facility (CEF) in Telecom aprovada. O programa é focado na adoção e facilitação da faturação eletrónica a nível europeu e visa promover a adoção da Diretiva Comunitária 2014/55/EU e preparar a implementação da nova Norma Europeia sobre faturação eletrónica.

A tecnológica do grupo Sonae convidou, entre outras entidades, a Teleflex a participar no projecto SAPHeIN, dedicado ao setor da saúde, em virtude da sua experiência, inovação e capacidade tecnológica nesta área de actividade. Assim, a iniciativa vai promover a desmaterialização de documentos de encomendas, guias de remessa e faturas trocados entre os hospitais e os seus fornecedores.

O projeto deverá estar concluído até agosto de 2018 e é pioneiro na promoção da adoção da solução de faturação eletrónica pela rede de fornecedores dos hospitais. Para além dos membros do consórcio, o projeto visa a implementação da rede de EDI (electronic data interchange) para 26 dos fornecedores para, assim, fazerem parte integrante dos projetos piloto implementados nos hospitais.

Os hospitais públicos abrangidos por estas medidas são o Centro Hospitalar de Lisboa Central, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Centro Hospitalar do Porto, Centro Hospitalar São João e Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca e o Hospital Universitário La Paz, em Madrid.