NacionalNotícias

Vortal investe 1,2 milhões de euros em novo laboratório

A empresa portuguesa inaugurou esta tarde, em Lisboa, um novo Centro de Desenvolvimento e Inovação que correspondeu a um investimento de de 1,2 milhões de euros e originará a contratação de 50 colaboradores.

A abertura do Vortal Innovation Lab (VIL), realizada em parceria com a COTEC Portugal, esteve a cargo do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

O centro de I&D foi concebido para acolher mais de 40 profissionais de áreas como data science, artificial intelligence, software arquitecture e digital marketing.

De acordo com Rui Dias Ferreira, CEO da Vortal “este novo laboratório vem reforçar a liderança internacional da empresa na gestão de plataformas eletrónicas de compras. Representa um investimento equivalente a 4% dos resultados anuais da VORTAL e insere-se na estratégia sustentada de promoção da inovação que prevê um investimento de cinco milhões de euros nos próximos três anos”.

Na inauguração do laboratório foram demonstradas três novas soluções tecnológicas lançadas no primeiro trimestre assim como os protótipos em desenvolvimento.  As tecnologias apresentadas foram a Supplier Truster, uma solução para gestão eficiente dos processos de qualificação e avaliação de fornecedores, a Assinatura Digital Remota, que permite assinar documentos e propostas, sem software nem hardware, em qualquer browser, introduzindo apenas um código recebido por sms e a Experto, que otimiza a experiência de utilização das soluções da Vortal e agiliza os processos de suporte ao cliente recorrendo ao uso de Inteligência Artificial e Machine Learning.

Entre os projectos em desenvolvimento está a ESPDint, que facilita a participação das empresas na contratação pública em qualquer país da Europa através da utilização do Documento Europeu Único de Contratação Pública, ajudando na internacionalização dos negócios. Assim, como os Catálogos Eletrónicos, que oferecem a forma uma forma mais eficiente de realizar compras transversais, e a Xpanded market intelligence, que combina um hub de todas oportunidades de negócio com o conhecimento e inteligência de mercado, para ajudar as empresas a saber mais sobre os seus mercados, clientes e concorrentes.

Com uma faturação de 12,5 milhões de euros em 2017, a Vortal está hoje presente nos mercados de Espanha, Alemanha, Áustria, Itália, França, Eslovénia, México e Perú, detendo ainda a operação das plataformas nacionais de compras dos governos da Colômbia, República Dominicana e Honduras.