Notícias

Empresa portuguesa lidera projecto inovador na área da saúde

A F3M, em parceria com um dos maiores institutos de investigação da Alemanha, a Fraunhofer Gesellschaft, está a desenvolver uma solução tecnológica que vai recolher e analisar imagens clínicas para detectar de forma precoce vários problemas de saúde.

O projecto internacional que é liderado pela empresa portuguesa será usado em Dermatologia, Oncologia, Cirurgia Plástica, Hematologia e Infeciologia e junta smartphones e lentes de magnificação, permitindo aos médicos e outros profissionais de saúde a detecção e tratamento de doenças emergentes, como o cancro cutâneo, ou de problemas de saúde pública, como é o caso das úlceras de pressão, que afectam anualmente milhares de portugueses.

De acordo com a tecnológica, «a grande inovação reside no facto de permitir não só a recolha e captura de imagens clínicas, mas também fazer a sua análise automática. As fotografias obtidas e o respectivo relatório de análise serão depois acedidos por médicos especialistas, evitando a necessidade de consultas presenciais e tornando o processo de diagnóstico e definição de tratamento bastante mais rápidos».

A ferramenta garantirá imagens de alta qualidade, em tempo real, será de fácil utilização e por isso, sem recurso a formação ou treino específico. Além disso, vai permitir optimizar os recursos dos serviços saúde, apoiar o diagnóstico clínico e poderá vir a diminuir o número de consultas presenciais, o que no caso do Serviço Nacional de Saúde, permitirá uma redução dos encargos com despesas médicas.