Notícias

NEC desenvolve tecnologia de reconhecimento biométrico baseada no som

A companhia de origem japonesa anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de autenticação acústica, em parceria com o Nagaoka National College of Technology, que usa a medição das diferenças na forma das cavidades auriculares para identificar indivíduos.

De acordo com a NEC, «esta nova tecnologia reforça a segurança através do reconhecimento em tempo integral (constante), não interferindo no comportamento nem no trabalho dos utilizadores.» Esta é aliás a grande diferença em relação ao reconhecimento acústico convencional que é audível e tende a causar interferência no normal funcionamento das actividades laborais.

A tecnologia identifica com precisão indivíduos, medindo as características acústicas que representam a forma do canal auditivo do utilizador com recurso a auscultadores inteligentes, equipados com microfones que emitem som de alta frequência de 18 a 48 kHz (comprimento de onda: 7 a 18 mm). Este som inaudível para seres humanos é posteriormente reflectido pelo canal auditivo e capturado pelos microfones. A análise dos sons refletidos permite determinar as características do canal auditivo de um indivíduo.

«A NEC desenvolveu esta tecnologia com o objetivo de evitar fraudes de identidade e garantir a segurança e a confiança na manutenção, gestão e segurança de importantes infraestruturas sociais», afirmou Akio Yamada, diretor geral dos Data Science Laboratories, da NEC Corporation.

«Esta tecnologia pode ajudar a aumentar a eficiência das operações em instalações médicas e centros de atendimento, por exemplo, através do reconhecimento em mãos livres que é assegurado graças ao recurso a auscultadores inteligentes, algo que os utilizadores já estão habituados a utilizar no dia-a-dia», acrescenta o responsável.

A novidade deverá ser disponibilizada até ao final de 2018.