Análisedestaque

Blackberry KeyOne: o regresso do teclado

Blackberry KeyOne

O teclado da Blackberry voltou, agora pelas “mãos” da chinesa TCL. E o Blackberry Hub também. E quem já usou um, sabe muito bem do que estamos a falar. Mas não é um produto para todos.

O ano de 2017 ditou o regresso da Blackberry. Depois de muitos terem profetizado a sua morte, a marca canadiana, pelas mãos da chinesa TCL e através de um acordo de licenciamento, “renasceu dos mortos”. Aquela que já foi uma das mais icónicas marcas mundiais de telemóveis, nomeadamente junto do mercado corporativo, via uma luz num denso túnel, agora já sem o seu sistema operativo Blackberry OS que tanto sucesso fazia, mas antes abraçando o popular Android.

Em Portugal já se vende o novo Blackberry KeyOne. Em Maio de 2017, o produto era lançando internacionalmente, mas só em Dezembro é que chegou à Fnac, Vodafone, NOS, Worten e El Corte Ingles, com um preço base de 629,99 euros.

A experiência

O aspecto do Blackberry KeyOne é robusto e tem algo de empresarial, o que deverá ir ao encontro ao que a marca pretende. E apesar da traseira ser em plástico, é antiderrapante pelo que se torna bastante confortável ao tacto e no uso. O teclado físico – pessoalmente há muito que não usava um smartphone com teclas – é de relativamente fácil habituação, muito devido aos atalhos (cerca de cinquenta) que podem ser inclusivamente personalizados. Ou seja, podemos definir que a tecla ‘G’ abre diretamente o Gmail ou o ‘F’ o Facebook, por exemplo.

Claro que temos de nos habituar a que o ecrã está um pouco mais “acima” que o normal já que temos, por baixo, o espaço das teclas físicas. Como pontos positivos – e quem já usou os Blackberry sabe muito bem do que estou a falar – e empresa continua a apostar no Blackberry Hub, ou seja, o sítio onde está tudo o que é importante, sejam mensagens email ou SMS, para além de todos os outros alertas. É, mais do que tudo, cómoda e rápida a sua utilização.

Não é o mais bonito do mercado? Não, mas não nos parece que este seja um campeonato que a Blackberry queira ganhar. E apesar de ter um aspecto “retro”, tem algo de 2017 que lhe confere modernidade. Não andamos tempo suficiente com ele para garantir que a segurança do equipamento – que para o mundo empresarial é absolutamente crucial – continua a ser uma das grandes razões pela qual a marca era reconhecida.

Mas pelo que lemos nas revistas especializadas internacionais, o seu comportamento é mais do que aceitável. As câmaras cumprem a sua função com dignidade, apesar de também não ser o melhor do mercado. A bateria pode durar dois dias, a não ser que seja um utilizador “compulsivo” do equipamento.

Ou seja, não será um equipamento para todos. E se calhar será complicado lutar contra os “iPhones” e “Samsungs” deste novo mundo. Mas o teclado físico pode torná-lo uma opção para um nicho de mercado.

O aspecto do Blackberry KeyOne é robusto e tem algo de empresarial, o que deverá ir de encontro ao que a marca pretende. E apesar da traseira ser em plástico, é antiderrapante pelo que se torna bastante confortável ao tacto e no uso.

Mais:
As teclas
Menos:
Máquina Fotográfica

Preço: €629,99

ECRÃ
4.5″ polegadas IPS LCD FHD 1920x 1060 pixels (3:2)

PROCESSADOR
Qualcomm Snapdragon 625 a correr 2.0GHz

MEMÓRIA
4GB de memória RAM

ARMAZENAMENTO
64 GB (expansível via microSD)

BATERIA
3505 mAh

SISTEMA OPERATIVO
Android 7.0 Nougat

MÁQUINA FOTOGRÁFICA
Traseira de 12MP f/2.0 e  frontal de 8MP