NacionalNotícias

Portugal na rota de expansão da Deposit Solutions

Empresa de tecnologia financeira alemã Deposit Solutions adicionou o Banco de Investimento Global (BIG) à sua plataforma de Open Banking para depósitos.

O banco BIG, uma instituição financeira portuguesa autorizada a operar em todas as áreas de negócio afectas ao sector bancário nacional, aderiu à plataforma da Deposit Solutions, o que lhe dará acesso directo à captação de depósitos de outros mercados. Nomeadamente alemães, país de origem da Deposit Solutions. Max von Bismarck, Chief Business Officer e diretor-geral da Deposit Solutions, explicou à businessIT que os bancos parceiros da empresa alemã têm controlo total sobre que canais da Deposit Solutions os seus produtos de depósito devem ser comercializados. «Podem comercializar os seus produtos junto dos clientes de outros bancos e parceiros conectados à nossa plataforma Open Banking, ou oferecer produtos directos para consumidores nas nossas plataformas b2c, Zinspilot e Savedo, que fornecem acesso a depositantes da Alemanha, Áustria e Holanda e em breve também da Suíça e do Reino Unido».

Vender produtos de outros bancos

Fundada em 2011, a Deposit Solutions estabeleceu a sua plataforma de Open Banking para depósitos, que basicamente permite aos bancos parceiros oferecerem aos seus clientes uma selecção de produtos de outros bancos, sem que estes tenham de abrir novas contas bancárias. Desta forma, os bancos que procuram financiamento podem captar depósitos de outros mercados e segmentos de clientes sem terem de desenvolver e operar uma infra-estrutura de retalho própria e os depositantes podem aceder aos melhores produtos de aforro sem terem de abrir uma nova conta noutro banco. Atualmente, a empresa alemã tem parcerias com mais de cinquenta bancos em dezasseis países.

Relativamente à presença da Deposit Solutions em Portugal, Max von Bismarck explicou que a empresa possui uma representação local, liderada pelo director regional Ricardo Guimarães da Costa. «O Ricardo está sedeado em Lisboa e está a desenvolver todo o negócio a partir daí. Tem mais de quinze anos de experiência no sector financeiro com um forte foco no mercado institucional português. Anteriormente, ocupou vários cargos seniores no Barclays Bank e no Banco de Investimento Global e lidou com o mercado institucional português no Danish Online Broker Saxo Bank». Além disso, Max von Bismarck adianta estarem a acelerar a presença em Portugal, estabelecendo novas parcerias com os bancos. «A rede e os conhecimentos de Ricardo acelerarão ainda mais este processo».

Daí que, quando questionado sobre se haverá mais parcerias em território luso, o responsável tenha desde logo dito ‘sim’. «Definitivamente», elucidou. «Portugal desempenha um papel importante na nossa estratégia de expansão e vemos muito interesse na nossa plataforma de Open Banking por parte dos bancos portugueses. Actualmente, estamos em negociações com várias instituições portuguesas e poderemos anunciar novas parcerias no decorrer dos próximos meses».