MercadoNotícias

Tráfego cloud vai representar 95% do tráfego global de data center até 2021

Tráfego cloud data center

De acordo com o relatório Global Cloud Index da Cisco, o tráfego global de data center global vai atingir os 19,5 zettabytes, por ano, até 2021. O tráfego de data center cloud passará a representar 95% do tráfego total de data center, um aumento considerável quando comparado com os 88% registados em 2016.

Este relatório da Cisco foca-se na virtualização do data center e no uso de cloud computing, no período entre 2016 e 2021. Segundo este relatório, que pode ser consultado na totalidade aqui, este crescimento é liderado no mundo corporativo por aplicações de ERP, colaboração ou analítica, por exemplo.

Segundo o relatório, em 2021, 94% do volume de trabalho será processado em data centers cloud. Os restantes 6% serão processados em datas centers tradicionais.

Além disso, o volume de trabalho em data center também vai crescer 2,3 vezes, até 2021. O volume e dados em cloud aumentará cerca de 2,7 vezes, no mesmo período de tempo.

O estudo mostra ainda que o crescimento das aplicações da IoT, como smart cars, cidades inteligentes, aplicações de saúde, entre outras coisas, também vão contribuir para este aumento do tráfego global de data center. A Cisco espera que as conexões IoT atinjam os 13,7 mil milhões, comparando com os 5,8 mil milhões registados em 2016.